Beto contará sobre aventura no Pacífico (foto: Igor Bely)
Beto Pandiani estará às 17h30 desta quinta-feira (21) na Sailling Week, que acontece no Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, em Florianópolis(SC), contando sobre a aventura dele e de Igor Bely a bordo de um barco a vela sem cabine entre o Chile e a Polinésia Francesa.
A expedição saiu de Viña Del Mar, no Chile, em outubro de 2007, e faz uma breve parada até abril quando recomeça a segunda parte da Travessia do Pacífico, que deve terminar em setembro na costa norte da Austrália. A dupla, que já passou por paraísos como a Ilha de Páscoa e o Taiti, aguarda o fim da temporada de ciclones na região do Pacífico para continuar navegação.
Beto e Igor ainda devem passar por lugares como as Ilhas Cook, Tonga, Fiji, Nova Caledônia para então chegar às barreiras de corais da Austrália. Será a única palestra que ele dará sobre a viagem antes de retornar ao mar.
Auto-suficiência em alto mar – O barco da dupla, o Bye Bye Brasil, foi projetado para ter autonomia de energia e água, o que permite que eles velejem por até um mês sem pausas. A energia é gerada por painéis solares de 70 watts, e um sistema reserva de um dínamo que o barco arrasta e produz energia com a velocidade do barco. O sistema é ligado a duas baterias de 90 amperes/hora.
Já para poder ter água potável disponível sempre, o barco conta com dois desalinizadores manuais que geram seis litros de água por hora. Desta vez estamos utilizando comida liofilizada, e, como temos energia, podemos esquentar a água em uma garrafa térmica elétrica, explica Pandiani.
A comunicação será feita através de celulares, quando Beto e Igor estiverem em terra, e por telefones via satélite quando em mar aberto, além de rádios VHF, GPS e bússolas digitais para navegação. O Bye Bye Brasil conta ainda com um sistema de flutuação positiva que não deixa o barco afundar em caso de colisão, e os velejadores usarão todo o tempo EPIRBs e localizadores pessoais, em caso de emergência.
Este texto foi escrito por: Webventure