Beto Pandiani e Igor Bely chegam à Ilha de Páscoa - Webventure

Foto: Pixabay

Beto Pandiani e Igor Bely chegam à Ilha de Páscoa

Redação Webventure/ Vela

A chegada a Rapa Nui (foto: Arquivo Pessoal? Beto Pandiani)
A chegada a Rapa Nui (foto: Arquivo Pessoal? Beto Pandiani)

Após 17 dias de viagem, o brasileiro Beto Pandiani, de 50 anos, e seu companheiro francês Igor Bely, de 24 anos, chegaram a Rapa Nui, ilha que os estrangeiros chamam de Páscoa, a bordo do catamarã Bye Bye Brasil. A dupla foi recepcionada pela população local, com direito a um jantar e discurso de homenagem.

“Não sei bem por onde começar, mas de uma coisa tenho certeza, nunca mais vou me esquecer do dia 27 de outubro de 2007, um dos dias mais significativos da minha vida”, Pandiani iniciou o relato da chegada em seu blog. “O coração estava a mil, os olhos constantemente marejados e um sentimento de plenitude me envolveu, algo que já senti em outras chegadas, mas que desta vez está me tocando mais forte”, descreveu a emoção.

Após contornarem a ilha apreciando sua paisagem, a dupla foi surpreendida pela presença de todos os remadores de piroga (embarcação comprida, estreita e veloz utilizada por populações ribeirinhas) da região. “Tumi, o campeão de competições de pirogas, sobe a bordo e nos saúda no idioma rapa nui. Parecia um grito de guerra, com todos os outros remadores gritando e falando em rapa nui. Não tenho palavras para descrever o que senti, rodeado de pirogas, e polinésios nos saudando”.

Logo após a recepção, eles foram recebidos pelos familiares do campeão para um jantar. “Para nos esperar, eles prepararam um assado de cordeiro, carne, frango e peixes. Forraram uma grande mesa com folhas de bananeira, enfeitaram com flores, o patriarca preparou uma jarra de pisco souer e trouxeram o violão. O lugar é mágico, no alto da montanha, todo gramado, cercado de casinhas e o mar azul como pano de fundo”, contou.

Esta foi a primeira parada da dupla desde que partiram do Chile, no dia 9/10. Eles ainda passarão pelo Taiti, a Polinésia Francesa, até chegar ao seu destino final, que é a Austrália. No total serão 17.400 quilômetros de viagem.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 29, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure