Velejadores ficarão uma semana em Nova Caledônia (foto: Maristela Colucci/ ZDL)
Após uma pausa de três meses, Beto Pandiani e Igor Bely chegam a Nova Caledônia para retomar a Travessia do Pacífico, expedição que eles fazem desde outubro de 2007 e que passou por sua segunda pausa neste ano. Esta última para consertos no barco e espera de melhores condições meteorológicas.
Eles embarcarão para Bundaberg, na Austrália, em uma semana, e farão uma etapa curta, que deve ser finalizada até o dia 20 de novembro. Ao final, os velejadores terão completado 17 mil milhas náuticas pelo Pacífico Sul, ligando o Chile à Austrália, em um catamarã sem cabine, o Bye Bye Brasil.
O vento, muito caprichoso, acabou quando estávamos próximos do arquipélago. Por sorte a maré nos puxou para dentro e, por uma água turquesa muito transparente, começamos a navegar dentro da gigantesca piscina que circunda a Nova Caledônia. Depois da calmaria da passagem pela entrada do anel de coral ficamos esperando o vento por mais de cinco horas para, enfim, chegarmos em terra, contou Pandiani.
Após muitos desafios e esforços de Beto e Igor e toda a equipe em terra da expedição, eles aproveitam os últimos momentos à bordo do Bye Bye Brasil nesta aventura. Velejei pensando que estas podem ser as últimas milhas da viagem e, por isso, estou vivendo cada momento intensamente. As noites estão lindas, com muitas estrelas cadentes e uma meia lua clara que nos faz companhia até uma hora da madrugada. Depois, tudo fica muito escuro e o céu repleto de pontos luminosos, disse Betão.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 12, 2008