Webventure

Bicampeã, Luana Oliveira treina forte para defender título na Descida das Escadas de Santos


Luana tentará o seu terceiro títlulo da Descida de Santos (foto: Divulgação/ Ximiti)

Nos últimos três anos, o título feminino da Descida das Escadas de Santos ficou com brasileiras. Luana Oliveira ganhou duas vezes no litoral paulista, em 2008 e 2010, mas desta vez a dificuldade promete ser maior para conseguir mais um título. Ciente disto, ela vem treinando duro e quer superar novamente as estrangeiras na já tradicional prova de downhill.

“Estou seguindo a mesma linha das estrangeiras e treinando bastante musculação”, contou Luana, uma das seis brasileiras inscritas na competição, contra quatro atletas do exterior. Além das estrangeiras, ela também precisará superar as compatriotas para vencer novamente, e para isso Luana não se dá por satisfeita com o seu desempenho de 2010.

“No ano passado, apesar do título, não fiz nenhuma descida perfeita. A melhor volta foi na corrida de domingo, mas mesmo assim cometi alguns errinhos. Nesta edição pretendo melhorar meu tempo”, disse Luana. Entre os dois títulos da atleta, Patrícia Loureiro foi a vencedora em 2009, mantendo o domínio brasileiro na prova.

Entre as estrangeiras, o destaque fica para a equatoriana Diana Margraff, campeã em 2004, e a francesa Emmeline Ragot, melhor do mundo em 2009 e atual vice-líder do ranking mundial de downhill. Além das duas, também já confirmaram presença na prova santista a norte-americana Katie Holden e a inglesa Fionn Griffiths.

Retorno – Além de Luana, outra esperança brasileira no feminino é Bruna Ulrich. A atleta, porém, estará voltando de contusão. “O ano passado foi complicado para mim, participei de poucas provas, pois fiz duas cirurgias, uma no dedo e outra no nariz. Fiquei os últimos quatro meses sem andar de bike”, afirmou Bruna, que mesmo assim se mantém otimista para a prova.

A nona edição da Descida das Escadas de Santos acontece de 4 a 6 de fevereiro. A fase decisiva será disputada na manhã do dia 6. Como nos anos anteriores, a prova ocorre no Monte Serrat, com um percurso de 650 metros, ao longo dos 417 degraus da escadaria.

Este texto foi escrito por: Webventure