Competição de bike reúne milhares de ciclistas (foto: Arquivo Webventure)
Amanhã as grandes cidades do mundo devem acordar com menos veículos pelas ruas, efeito do Dia Mundial Sem Carro. A mobilização foi criada por diversas entidades ambientalistas que pregam meios alternativos de transporte e acontece em mais de mil cidades. Seguindo a onda, diversos grupos lançam eventos e encontros, e um deles é a Bicicletada.
A Bicicletada é um encontro mensal de transporte não-motorizado que existe desde julho de 2002 em São Paulo, inspirado no Critical Mass, criado na Califórnia na década de 90 e que segue o mesmo padrão.
O evento prega o direito de circulação segura para todas as pessoas, sejam pedestres, ciclistas ou motoristas, e os participantes distribuem panfletos informativos. No início de 2006, o canteiro central no final da Avenida Paulista foi batizada de Praça do Ciclista, por abrigar os integrantes da Bicicletada.
Sem carro – Amanhã haverá duas Bicicletadas, uma concentrada na Praça do Ciclista, altura do número 2.500 da Paulista com início às 7h30, e outra na Av. Ipiranga, altura do número 210, em frente ao edifício Copan, que começa às 19h.
Este texto foi escrito por: Webventure