Freios são desgastados pela lama (foto: Murilo Mattos/ Webventure)
Direto de Guaratinga (BA) – Não são só os competidores que sofrem na oitava edição do Ecomotion, a maior corrida de aventura do país. Mesmo com apenas 89 quilômetros percorridos de bicicleta pelos líderes até o terceiro dia de prova, dos mais de 300 programados para o total, as bikes estão dando trabalho para mecânicos e apoios.
A chuva que castigou prova e atrasou diversos trechos, até para as equipes consideradas favoritas, também deixou as trilhas com muita lama, o que acabou moendo, literalmente, pastilhas de freio e correntes.
As pastilhas de freio foram moídas já no primeiro dia por causa do barro. Já estão todos da equipe usando as pastilhas reservas. Temos um amigo vindo de São Paulo trazendo mais pastilhas de freio, para conseguirmos terminar a prova, conta Fernando Pereira, o Jesus, apoio da equipe Lobo Guará, que chegou no PC14 na quarta colocação. Além do freio fazemos manutenção no câmbio assim que as bikes chegam. Desmonto tudo, lavo e lubrifico para a próxima perna, completa.
Já o apoio da Cosa Nostra, que chegou a liderar a prova e chegou no PC das técnicas verticais em terceiro lugar, passou a manhã procurando freios novos na cidade de Guaratinga, e entre as equipes que já estavam lá.
Improviso – Erasmo Cardoso, o Chiquito, atleta que virou apoio da Quasar Lontra após quebrar o braço dias antes da largada, teve de improvisar nas bicicletas de sua equipe para arrumar freios mais resistentes para as próximas etapas – mesmo engessado.
Tive que adaptar um freio de BMX, modelo ferradura, na bike do Rafael [Campos, capitão da equipe], e coloquei um V Brake na do Mateus, conta. Com isso, as duas bikes possuem agora duas manoplas de freio, uma para o disco e outra para os improvisos de Chiquito. Além dos freios, todas as correntes da equipe foram trocadas em Guaratinga, na manhã desta quarta-feira, antes da chegada do time.
O Ecomotion tem prevista uma perna de 107 quilômetros de mountain bike, que deve começar amanhã, rumo à Caraíva, já no litoral baiano.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: abril 13, 2011