Webventure

Bike Race Across tem campeão cearense


Competidores durante etapa noturna de 25 km (foto: Andrea Faidiga/ Divulgação)

Com longas etapas, trechos desgastantes, subidas e descidas íngremes, dunas, trechos à noite e um visual típico de cartão postal, o Bike Race Across 2006 terminou no sábado (9), após 420 quilômetros percorridos entre o Ceará e Piauí. A vitória foi do cearense Tiago Emílio Martins Oliveira, de 23 anos, que trabalha como autônomo em Fortaleza.

“Depois da etapa de 133 quilômetros, a mais longa, comecei a sentir dores nas costas e nas coxas, dói bastante. Então usei a tranqüilidade e pedalei de acordo com as condições de cada etapa”, afirmou Tiago.

A largada aconteceu na quarta-feira (6), no Parque Nacional de Ubajara (CE) e os competidores enfrentaram uma dura descida de cinco quilômetros. Depois de percorridos 40 quilômetros e uma subida íngreme de nove, a chegada foi em Tianguá (CE). A temperatura média durante a prova foi de 34 graus.

No segundo dia de prova (7), os competidores saíram de Viçosa do Ceará seguindo até Camocim. Foi uma etapa longa, de 114 quilômetros, num sol escaldante que chegou a 44 graus. Logo no início da prova os atletas enfrentaram uma descida de 13 quilômetros em direção ao mar e a maior parte do percurso foi feita dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) de Ibiapaba.

3,5 km de dunas – Na sexta-feira (8), o terceiro dia de prova foi uma verdadeira aventura e superação de limites para os competidores. Eles enfrentaram um percurso de 133 quilômetros, o maior da competição. A saída foi na cidade de Camocim (CE) e os atletas tiveram pela frente um percurso de 3,5 quilômetros nas dunas da região. “Só empurrando mesmo a bike. Com tanta areia assim não tem outro jeito”, disse Tiago Emílio ao subir pelas dunas.

O sol forte e a areia branca foram os principais desafios e obrigaram os atletas a terem um fôlego redobrado para vencer o desafio das dunas. Eles tinham que se orientar pelas bandeiras e sinalização dos fiscais para não se perderem em meio a tanta areia.

Além das dunas, foram 47 quilômetros de asfalto, quatro de calçamento, 17 de praia e 1,5 de terra. Depois de cruzarem o Estado do Piauí pela cidade de Chaval, alternando entre asfalto e trilha, os atletas chegaram na cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do estado. A chegada foi em clima de festa e comemoração por terem conseguido completar o maior desafio da competição.

No último dia de competição, os atletas já desgastados com os testes anteriores enfrentam mais dois grandes desafios: uma etapa diurna e uma noturna. A primeira, pela manhã, saiu de Cajueiro da Praia em direção a Luís Correia. A segunda, à noite, foi um circuito cross country na Ilha Grande de Santa Izabel (Delta do Parnaíba).

A etapa noturna teve 25 quilômetros e, antes da largada, os competidores apreciaram a banda de música de Parnaíba e um grupo de capoeiristas que se apresentou para os atletas e público. Com luzes na cabeça, os atletas se orientavam em meio á escuridão. Tochas, setas, faróis acesos e a lua cheia também ajudaram durante a trilha.

A prova da manhã valeu como a quarta etapa e teve um percurso de 71 quilômetros. A da noite foi a quinta e última etapa da competição, definindo os vencedores.

“Nunca corri uma prova com uma diversidade geográfica tão grande num espaço curto. Cheguei a pensar que nós estávamos nas serras de São Paulo, quando em Ubajara e em Viçosa. Mas tive a certeza que não, assim que descemos para o Piauí. Eu nunca tinha sentido tanto calor em minha vida”, declarou o paulista Fabiano Nyenhuis, de 34 anos.

Confira os melhores resultados de todas as categorias

Solo Masculino
1° – Tiago Emílio Martins Oliveira (CE)
2° – Oacy Roberto Alves de Oliveira (PI)
3° – Francisco de Assis de Araújo (PI)

Over-40
1° – Mário Roma (Portugal)
2° – José Ribamar da Silva (PI)
3° – Aldo Ferro e Silva Neto (PI)

Over-50
1° – Ivo Vieira Maia (RN)
2° – José Ivo Sousa Cruz (PI)

Este texto foi escrito por: Webventure