Webventure

Bike Race Across terá duas etapas na sexta (12)


Serra da Capivara é palco da competição (foto: Divulgação)

O Bike Race Across, um dos principais campeonatos de mountain bike do país, principalmente por sua beleza natural (acontece na região do Parque Nacional da Serra da Capivara) e sua dificuldade em resistência (é uma competição de resistência no MTB, chamado de endurance), tem largada promocional hoje (11/11) no Alto do Cruzeiro.

O local fica localizado no município de São Raimundo Nonato, a 21 quilômetros do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sudoeste do Estado do Piauí. Este ano, duas etapas abrem a competição logo na abertura. Hoje, às 20 horas, será realizado o briefing sobre o primeiro dia de prova.

A primeira, na parte da manhã de sexta (12/11), com largada às 7 horas, terá 55 quilômetros de percurso. A largada será do Alto do Cruzeiro e a chegada no município de Coronel José Dias, que fica situado dentro do parque nacional. A organização acredita que até as 10 horas este percurso já esteja fechado. Marcelo Motta, diretor da prova, explica detalhes do primeiro trecho: início na cidade de São Raimundo Nonato, e depois uma trilha típica de piçarra até o Sítio do Mocó (no cinturão de apoio do parque), com alguns percursos pelo asfalto.

“Será um percurso fácil, para evitar desgaste, já que haverá uma segunda etapa à noite”, disse Motta, que é engenheiro florestal e analista ambiental do Ibama do parque. Aí será o primeiro contato dos participantes com a Serra da Capivara, através de uma unidade de conservação particular (Reserva Particular e Patrimônio Natural). Serão aproximadamente 20 quilômetros de pedal.

Ele fala também que os atletas terão que ter o máximo de cuidado com os animais silvestres, alguns em extinção, como onças pintadas e pardas, tatu-bola, entre outros.

Neste primeiro dia ainda haverá uma palestra com a presidente da Fundham, a famosa arqueóloga Niéde Guidon, que se dedica ao trabalho de pesquisas e conservação do parque há quase 30 anos. A palestra está programada para às 14 horas. Ainda neste dia, pela manhã, acontece o mini evento Bikers Amigos da Infância, com crianças que residem próximas ao parque, e que receberão oficina sobre cidadania.

Amanhã (12/11) também acontece a etapa noturna, com 45 quilômetros de percurso. “Essa etapa terá basicamente piçarra e um curto trecho de asfalto, de mais ou menos seis quilômetros entre Coronel José Dias e o Sítio do Mocó”, explica o diretor do evento, Zenardo Maia. “Os atletas passarão por dentro do parque, em que poderão ver a famosa iluminação da Pedra Furada”. Zenardo disse ainda que a iluminação própria do parque neste local é somente um trecho curto e que os atletas terão de utilizar farol e lanterna. “Os atletas vão sentir o que é pedalar na verdadeira caatinga da Serra da Capivara”.

Belezas – O Bike Race Across 2004, chamado pela organização de uma aventura pela Pré-História, é repleto de belezas naturais, como trilhas difíceis, single-track, piçarra (cascalho), cânions, descidas e subidas íngremes e outros encantos e mistérios de um parque nacional longe das capitais importantes do país, mas bem estruturados: a Serra da Capivara.

Protegida pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e gerenciado pela Fundham (Fundação Museu do Homem Americano), o local será palco das feras do mountain bike durante quatro dias. Além da competição, haverá apresentações artísticas e culturais, com grupo de sanfoneiros da região, apresentação de capoeira e outras atrações locais.

Este texto foi escrito por: Webventure