Neste Minha Aventura, Rafael Fabri conta todos os detalhes da pedalada que fez na companhia de amigos com bicicletas
Muitos saíram, mas poucos chegaram. Este slogan resume bem o que foi o Desafio Castro-Curitiba, pela estrada do Cerne, de bicicleta. Um grupo de dez malucos resolveu percorrer 161 km entre as duas cidades. A aventura começou no sábado (dia 13) às 10h30, quando os dez iniciaram a pedalada em Castro. Poucos quilômetros depois, chegaram a Castrolanda, onde pararam para uma visita. Na seqüência fizeram uma parada em Abapã, para um rápido lanche.
Depois de 80 km, aqueles que ainda pedalavam – pois um atleta só suportou os primeiros 17 km – chegaram à Fazenda Bela Vista, local onde seria montado o acampamento. Isso foi por volta das 19h25, praticamente 9 horas após a largada.
Na fazenda, os aventureiros contaram com a hospitalidade do proprietário, que cedeu um local coberto para montagem das barracas, além da churrasqueira e do chuveiro quente. Um verdadeiro oásis para quem vinha de uma longa jornada por uma estrada mal conservada, cheia de buracos, pedras soltas e muita poeira.
Após um merecido descanso e uma noite de sono profundo, a troupe deixou o conforto da Fazenda Bela Vista por volta das 8h, seguindo para o trecho final da aventura.
Para compensar o luxo da noite bem dormida, chuva. A poeira da estrada virou lama e as dificuldades se multiplicaram. Os perigos do caminho escorregadio resultaram num acidente. Um dos participantes sofreu uma queda e teve ferimentos no rosto, braços e pernas. Foi encaminhado ao Hospital Evangélico, em Curitiba, pelo ônibus de apoio.
O trajeto até Bateias foi duro, cheio de subidas, deixando os aventureiros exaustos. Na chegada a Bateias, apenas seis ciclistas seguiam no pelotão. Antes de chegar em Campo Magro, mais um acidente, desta vez por puro descuido. A camiseta enrolada no guidão se soltou e acabou se enrolando na roda. Resultado: uma clavícula quebrada e mais algumas escoriações.
Às 20h20 o comboio chegava ao seu destino final, Curitiba. Comboio que ficou reduzido a apenas três ciclistas. Os demais foram vencidos pelo desafio.
Este texto foi escrito por: Carlos Henrique Bório