Webventure

Bikes também fazem parte do Piocerá 2003


Bikes que participaram do Cerapió a edição 2002 da prova. (foto: Divulgação / Piocerá)

Piocerá (ou Cerapíó, dependendo do ano) é o nome de uma conhecida prova de off-road para carros e motos. Mas há três anos a organização do evento nordestino abre espaço também para as bikes participarem deste desafio de regularidade. Em 2003, a prova começa no Piauí e termina no Ceará, de 21 a 26 de janeiro.

A competição para bikes terá exatos 313,49 km de trilhas, um dos mais longos da história do enduro, com direito uphills e downhills em serras, circuito, areal, estradão e trilha bastante fechada, exigindo do atleta técnica e resistência para os mais diferentes tipos de terrenos.

Há 150 vagas para bikes, divididas nas categorias Feminino (categoria única), Masculino Elite, Sub-20, Sub-30, Sub-40, Over-40, Over-50 e Ecoturismo. Já confirmaram presença atletas das equipes Houston Bike, Sundown Bike, Cannodale, Caloi e Specialized. As inscrições para a prova podem ser feitas através do site www.piocera.com.br ou nos fones (86) 223-2201 e 226-3135.

O primeiro dia oficial de prova (22/01), que é patrocinada pela Honda, terá 84,7 km, saindo de Teresina e chegada em Monsenhor Gil, com trechos de erosão, piçarra, e estradinha de terra com muito cascalho solto, subidas e descidas.

O segundo dia será mais tranqüilo, pois a organização programou um circuito fechado no município de Picos, que será a cidade do primeiro pernoite. Os bikes farão um circuito de 16,3 km de extensão onde todos os atletas irão dar três voltas, com exceção da categoria ecoturismo, que deverá fazer apenas uma volta.

“A trilha foi preparada para vários tipos de atletas para que cada um levasse vantagem na sua especialidade. A orientação que daremos é que o ciclista dose o esforço para o primeiro e o último dia, se não vão faltar pernas em determinados trechos”, avisa o coordenador da Bike, Gegean Gomes de Araújo.

A etapa do terceiro dia é a mais bonita de todos, segundo Gegean. São 70,59km de percurso de Crato até Missão Nova (CE). A maior parte do percurso será dentro da Floresta Nacional do Araripe (Flona), em trilhas bastantes fechadas e que não existem locais para ultrapassagem.

O quarto dia (25) será o mais difícil da prova com 109,3 km, saindo de Guaramiranga até Fortaleza. A prova para bike será encerrada à 20km de Fortaleza, próximo ao Parque do Vaqueiro, na BR-020. Depois as equipes devem seguir para a Praia de Iracema, onde todos se encontrarão para a grande festa.

Este texto foi escrito por: Webventure