A represa Billings, em São Paulo, voltará a receber uma prova náutica oficial, depois de 30 anos, nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro. Será o Campeonato Paulista de vela. Em fevereiro deste ano, algumas ONGs realizaram uma prova comemorativa para mostrar aos velejadores a qualidade da água, dos ventos e a moldura do maior manancial da região metropolitana de São Paulo.
Berço de grandes campeões da vela do País, a Billings foi abandonada pelos esportistas há 30 anos, quando a poluição, vinda do rio Pinheiros, deixou-a praticamente sem vida. Na falta dos velejadores, que migraram para outros locais como a represa Guarapiranga, os clubes desativaram sua parte náutica ou simplesmente fecharam.
A proibição do bombeamento da água do rio Pinheiros, a partir de 1992, determinada pela Constituição paulista, fez a qualidade da água da represa melhorar na última década. No entanto, o estigma da poluição continuou a afastar os esportistas.
Repercussão internacional – A abertura da competição será presenciada por membros da International Union of Air Pollution Prevention and Environmental Protection Associations (IUAPPA) , acompanhados pelo vice-presidente da entidade, Randolpho Lobato, que coordenará a Global Conference Building a Sustainable World, de 23 a 25 de outubro, no Expo Center Norte, e anunciará a recuperação da Billings aos conferencistas internacionais.
Este texto foi escrito por: Webventure