Webventure

Bimba é o melhor brasileiro na Holland Regatta


Scheidt e Prada estão em terceiro (foto: Thomas Scheidt/ ZDL)

O velejador brasileiro Ricardo Santos, o Bimba, está na vice-liderança da prancha a vela na Holland Regatta, semana olímpica francesa conhecida anteriormente como a semana de SPA. Depois de quatro regatas, Bimba está com quatro pontos perdidos, um a mais do que o holandês Casper Bowman.

Robert Scheidt e Bruno Prada também começaram bem a Holland Regatta. A dupla brasileira terminou o primeiro dia de regatas na terceira colocação, com oito pontos perdidos, na classe Star.

Foram realizadas duas regatas nesta quinta-feira e os brasileiros conseguiram um terceiro e um quinto lugar. “Foi um dia bom para a gente. Principalmente na segunda regata, quando o vento praticamente acabou, perdemos várias posições, mas conseguimos recuperar e cruzar a linha em quinto”, contou Scheidt.

“A primeira largada foi dada às 10 horas (5 horas de Brasília), e o vento às vezes parava completamente. À tarde melhorou bastante, mas para nós não adiantava mais”, complementou Prada. Ao todo 17 barcos competem pela classe Star na Holanda.

Mais brasileiros – Outro destaque brasileiro na estréia da competição foi a dupla da 470 Fernanda Oliveira e Isabel Swan. Elas estão na 13ª colocação geral e ficaram em segundo lugar na primeira regata desta quinta-feira. Adriana Kostiw compete pela Laser Radial e ocupa a 32ª colocação. Luiz Eduardo Adler e Gualberto Naldi competem pela Tornado e estão em 22°, com 61 pontos perdidos.

A Tornado foi pivô de uma greve na noite de ontem na Holanda. Por causa das más condições de vento os barcos entraram na água somente às 19h30. Os velejadores da Tornado recusaram competir. “Às 19h30 o vento realmente baixou conforme a previsão da CR, ficando na faixa de 20 nós. A classe Tornado surpreendeu: os velejadores fizeram greve e não foram para água. Motivos: too cold, too late, too wind”, informou o juiz brasileiro Ricardo Lobato, que está na Holanda, para o site da revista Náutica (www.nautica.com.br)

Este texto foi escrito por: Webventure