Bimba havia ganho as quatro primeiras regatas da Seletiva Brasil (foto: Divulgação/ Márcio Rodrigues/ZDL)
O carioca Ricardo Winicki, o Bimba, é mais um brasileiro que pode comemorar a classificação para as Olimpíadas de Pequim, em agosto deste ano. Nesta segunda-feira, Bimba e o único outro concorrente à vaga na Seletiva Brasil de Vela do Rio de Janeiro, Albert Carvalho, de 18 anos, decidiram que a vaga olímpica seria do campeão mundial de 2007.
Bimba havia ganho as quatro primeiras regatas da competição na categoria RS:X masculina. Com essa decisão, restaram apenas três vagas a serem disputadas na seletiva: uma para a classe Finn, outra para a classe RS:X feminina e a última para a classe Star. Entre os dias 22 e 29 de fevereiro, também no Rio de Janeiro, acontecerá a decisão para a classe Laser Standard.
Outras atletas que já garantiram a sua participação na equipe olímpica brasileira foram as velejadoras da classe 470, Fernanda Oliveira e Isabel Swan. Como elas foram as únicas inscritas na seletiva para a sua categoria, após completarem a primeira regata do evento elas se garantiram em Pequim.
Equipe olímpica – Em duas classes, os representantes brasileiros em Pequim também já estão definidos. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte conquistaram a vaga no Campeonato Mundial de Sorrento, e na 470, Fabio Pillar e Samuel Albrecht, garantiram participação nas Olimpíadas 2008, no Mundial de Port Phillips.
O Brasil ainda pode aumentar a sua equipe de vela se os brasileiros conseguirem bons resultados nos campeonatos mundiais das classes Tornado e Laser Radial. Ambos acontecerão em Auckland, na Nova Zelândia, sendo o da Tornado entre os dias 22 de fevereiro e 1 de março e o da Laser Radial de 13 a 20 de março. Bruno Di Bernardi e Mário Tinoco concorrerão a uma das quatro vagas restantes na Tornado, enquanto Adriana Kostiw irá em busca de uma das seis vagas a serem preenchidas na Laser Radial.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 11, 2008