Webventure

Bimba vai mal e está fora da briga por medalhas na Vela


Bimba não tem mais chances de medalha (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Com um 33º lugar na última regata classificatória da classe RS:X, o brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba – apontado como um dos favoritos -, está fora da disputa por medalhas nas Olimpíadas de Pequim. O vento fraco também não ajudou e, durante toda a regata, não passou dos 7 nós.

Bimba vai para a Regata da Medalha (na madrugada desta quarta-feira) na 5ª colocação, mas sem chances de estar entre os três primeiros. Apenas os dois melhores atletas disputam essa prova, que vale o dobro da pontuação. Com 65 pontos perdidos, mesmo que Bimba vence a prova, ele vai para 67 pontos. O terceiro colocado, Tom Ashley tem 46 e, se ele chegar em último, vai para 66 pontos, tirando qualquer possibilidade do brasileiro brigar por medalhas.

Na regata de hoje, Bimba passou em último lugar nas duas primeiras bóias, se recuperou um pouco e ultrapassou dois atletas. O chinês Aichen Wang venceu a regata de hoje, mas também está fora da briga pelo pódio. Bimba chegou apenas 7min28 do líder. O atual campeão mundial Tom Ashley, da Nova Zelândia, também não teve um bom dia e terminou a regata logo na frente do brasileiro, em 32º.

Apenas os quatro primeiros colocados terão chances de pódio na Regata da Medalha. O francês Julien Bontemps lidera com 45 pontos perdidos. Logo atrás, empatados com 46 pontos, estão Nick Dempsey, da Grã-Bretanha, e Tom Ashley, da Nova Zelândia. Na quarta colocação está o israelense Shahar Zubari, com 54 pontos.

Em Atenas 2004, Bimba tinha chance do ouro, mas terminou na quarta colocação. O brasileiro foi ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Feminino – Estreando nos Jogos Olímpicos, a jovem Patrícia Freitas, de apenas 18 anos, não se classificou para a Regata da Medalha. Com 135 pontos perdidos, a brasileira da RS:X termina sua participação olímpica na 18ª colocação.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure