Blair Maclay é campeão mundial de Laser

Redação Webventure/ Vela

Blair Mclay e Cushla Hume-Merry  compatriotas e campeões mundiais. (foto: Divulgação.)
Blair Mclay e Cushla Hume-Merry compatriotas e campeões mundiais. (foto: Divulgação.)

Direto de Fortaleza – Campeão comemora com a mão no peito esquerdo

O velejador neozelandês Blair Mclay conquistou, aqui em Fortaleza, o título mundial na classe Laser. Blair foi o primeiro na penúltima regata e, depois de uma brilhante largada na ultima regata, conseguiu fazer o seu barco andar mais no contravento e não pôde mais ser alcançado por nenhum adversário na disputa.

“Tive muitos momentos muito legais na minha vida e esse é o melhor de todos com certeza. O título mundial no Junior sempre foi um sonho, pois estou encerrando com chave de ouro minha passagem por essa categoria. Desde que a competição foi iniciada, me concentrei muito para ganhar”, disse Mclay, de 18 anos.

Este campeonato foi uma conquista muito grande dentro e fora d’água. “O Mundial foi mais difícil em terra do que na água, a curiosidades dos velejadores mais novos me vendo montar o barco todos os dias mexe um pouco com a concentração”, afirmou.

Na flotilha prata, em primeiro ficou o sul africano Aaron Larkens, com 154 pontos, em segundo o espanhol Álvaro Gutiérrez Garciaperdidos e em terceiro foi o brasileiro melhor colocado, Pedro Henrique de Souza com 161 pp.

O Campeonato Mundial começou na segunda-feira passada, quando Blair começou a dar um verdadeiro show nas águas do Ceará, conquistando todas as regatas que disputou na fase classificatória, desde a abertura.

O seu pior resultado foi um 7º lugar ontem em toda a competição e acabou sendo utilizado como descarte na classificação final. Nas outras 12 regatas disputadas até terça-feira, o supercampeão venceu nove, ficou em segundo, terceiro e uma em sétimo.

“O astral de Fortaleza me ajudou bastante. Treinei muito aqui desde o Standard e velejar com ventos de 15 a 18 nós e com ondas é minha condição favorita. Estava muito bem preparado no primeiro semestre, mas atingi o pico no Mundial”, disse.

Blair também creditou parte do seu sucesso aos adversários e às derrotas. “Devo muito o que consegui até agora na minha carreira, que começou no Optimist, em grande parte aos meus adversários, que me ensinaram bastante (aqui faço referência inclusive ao Robert Scheidt), pois eles me fizeram crescer. As vezes uma derrota é a maneira de se fazer um grande campeão”, explicou.

As últimas regatas foram fundamentais para o coroamento do trabalho de dois jovens velejadores do Brasil, Daniel Jakobsson, do Rio de Janeiro e André Ribeiro, do Ceará, que batalharam pela melhor colocação para a nossa nação.

André terminou em 15º e Daniel, que chegou a ficar em 3º no primeiro dia do campeonato, acabou em 6º. “Precisamos treinar mais se quisermos chegar na frente destes grandes adversários, acho que não tive muita sorte também”, lamenta Jakobsson.

As mulheres

No feminino, a também neozelandesa Cushla Hume-Merry manteve a liderança praticamente em todos os dias do campeonato. A atleta terminou o mundial em 46º lugar da classificação geral e estava radiante com o resultado.

“Feliz mesmo fiquei quando cheguei na rampa do Marina Park Hotel e fui recebida por todos. Foi um momento inesquecível com champagne e tudo mais. O titulo é um sonho realizado e devo tudo isto à minha mãe”.

“O Mundial foi um sucesso. Tudo deu certo nos quatro campeonatos realizados e fomos felizes por dois terem sido vencidos por brasileiros. A raia de Fortaleza foi reconhecida como uma das melhores do mundo. Os campeonatos serviram de pano de fundo para o incremento do turismo para a cidade”, ressalta Philipe Nottingham, presidente da Associação Brasileira da Classe Laser (ABCL).

Dia 17/dez: soma das 12 regatas

1º lugar – Blair McLay (Nova Zelândia) – 13 pontos perdidos

96º lugar – Lucas de Carvalho (SP) – 447 pp
99º lugar – Juliétty Tesch (ES) – 478 pp
100º lugar – Luiza de Sabóia e Lima (CE) – 483 pp

Este texto foi escrito por: Webventure