Diferencial central distribuindo torque entre os eixos dianteiro e traseiro. (foto: Técnica 4×4)
O diferencial central, também chamado de terceiro diferencial, equipa todos os modelos com transmissão 4×4 integral como o Lada Niva, toda a linha Land Rover, Mitsubishi Pajero, alguns modelos de Jeep Cherokee, entre outros. Entende-se por tração integral a tração permanente nas quatro rodas.
O diferencial central fica instalado na caixa de transferência e sua função é atuar nas curvas transferindo torque e velocidades diferentes para os eixos dianteiro e traseiro. Observe a ilustração ao lado.
Note que, na curva, cada eixo está percorrendo uma distância diferente e algum recurso deverá entrar em ação para compensar essa diferença. Quando o eixo dianteiro iniciar a curva, oferecerá menor resistência ao desenvolver maior velocidade e, através do diferencial central, receberá mais torque que o eixo traseiro.
Mas o diferencial central funciona permanentemente e, em situações off-road, transferirá todo o torque para o eixo que tiver uma roda girando solta, sem contato com o piso.
O diferencial central deixará sem nenhum torque o eixo que tem condições de tração e transferirá tudo para o eixo que tem uma roda patinando. Este eixo, por sua vez, terá seu diferencial retirando o torque da roda que tem tração, transferindo tudo para a roda que está girando no ar. O resultado é um veículo imóvel e sem condições de seguir adiante.
Para evitar esse problema, o diferencial central conta com o recurso do bloqueio, que anula seu funcionamento transferindo continuamente o torque do motor para os dois diferenciais, o dianteiro e o traseiro. Isso vai possibilitar mais condições de tração em terrenos com pouco atrito como lama, areia, pedras soltas, subidas de rampas íngremes, descidas com forte inclinação e em valetas e erosões.
Como funciona
O acionamento do blocante de diferencial central é feito por comando elétrico no painel ou através de uma alavanca pequena, situada ao lado da alavanca de troca de marchas. Para desengatar o blocante, pare o veículo e desligue a chave no painel, ou coloque a alavanca na posição anterior. Caso a alavanca emperre ou o circuito ainda permaneça ativo, após desligar a chave, volte de ré alguns metros que o sistema se desengata sem maiores problemas.
Resumo
O bloqueio do diferencial central é extremamente importante para a maioria das situações off-road. Mas nunca se esqueça que jamais se deve utilizá-los em situações onde exista atrito pleno com o solo, como em asfalto, concreto e estradas de terra com piso firme, pois o veículo não poderá fazer curvas com a mesma facilidade proporcionada pelo diferencial central, gerando risco de danos na caixa de transferência, além de dificultar a realização de curvas.
Atenção, sempre!
Para mais informações
Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure
Last modified: setembro 18, 2002