Cinco blocos reunidos em uma praça em Viena (foto: Divulgação/ Red Bull)
Neste fim de semana uma praça em Viena, na Áustria, foi palco de cenas inéditas e inusitadas: alguns dos melhores escaladores do mundo, que geralmente se recusam a participar de campeonatos, reunidos para uma noite de boulder em rochas naturais, vindas de várias partes do mundo, e em um ambiente urbano.
Parece complicado, mas é exatamente o que aconteceu no Bloc Buster, organizado pela Red Bull, que teve ainda a presença do brasileiro André Berezoski, o Belezinha. Cinco blocos trazido de quatro países diferentes, um deles do Brasil, foram colocados há anos na praça por um artista plástico. Nem a própria organização do evento sabe como eles foram transportados para lá e nem importava, já que a noite era para festa e escalada.
O segredo para trazer escaladores que se recusam a participar de campeonatos foi simples: ao invés de pontos e campeões, o que foi distribuído foram troféus para O Movimento mais insano, Melhor Estilo, Uma Mão e Sem Mão e um prêmio geral, com o nome do evento.
Essa foi uma idéia genial. Ultimamente não escalo para competições, como fazia dez anos atrás. Mas ser convidado para esse evento foi fantástico. Para mim, essa é a competição do futuro, comentou o americano Cody Rooth, e com propriedade. O escalador terminou a noite com o prêmio de melhor estilo e com o Red Bull Bloc Buster Award.
Um dos destaques da noite foi a performance do campeão mundial David Lama, de 17 anos. Para vencer o No Hand, ele usou a raça e os dentes. Com uma mordida na pedra, foi eleito com unanimidade para o prêmio. Foi um evento muito bom, acho que conseguimos mostrar um grande espetáculo para o público, comentou o jovem escalador.
Para aumentar o clima de amizade e diversão, não houve juízes. Os próprios escaladores avaliavam o desempenho dos colegas, por 25 minutos em cada boulder, e escolheram os melhores. O bom de escalar sem a pressão das competições é que podemos relaxar e aumentar a criatividade, avaliou o finlandês Nalle Hukkataival.
Participaram ainda do evento o campeão da última etapa da copa do mundo Kilian Fishhuber, Anna Stör, o suíço Cedric Lachat e a sueca Anja Rodann, entre outras feras.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure