Foto: Pixabay

BloX já tem programação oficial

Redação Webventure/ Montanhismo

Em 2006 Bloxperience terá três edições. (foto: Arquivo Webventure)
Em 2006 Bloxperience terá três edições. (foto: Arquivo Webventure)

Maior encontro de escaladores do Brasil, o Festival de Escalada BloXperience já tem toda a programação definida para sua sexta edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Morro do Anhangava, no município de Quatro Barras, no Paraná.

Mantendo a tradição, o BloX irá inaugurar mais um novo local de escalada. E repetirá a fórmula de sucesso, que é a de deixar no município sede do evento um patrimônio na forma de atividades, como mutirões de limpeza, contenção e desenvolvimento de trilhas, e divulgação na mídia.

As atividades do BloX têm início no dia 19 (sexta-feira), com a recepção dos montanhistas no Refúgio de Montanha 5.13, que fica na estrada do Anhangava. No dia seguinte, a partir das 9h30, começa o desenvolvimento de novos points de escalada, com mutirão e visita ao Anhangava.

Às 14 horas, os participantes terão a chance de aprender um pouco sobre táticas de escalada alpina. Uma hora depois, haverá treinamento e dicas de escalada em Boulder. Já às 16 horas, o tema é o transporte de feridos. Por fim, às 17 horas, acontece o Slide Show.

Ao longo de todo o dia, será realizada uma feira, com demonstração e venda de equipamentos de montanhismo e escalada, com diversas novidades, além de muitas pontas de estoque. Às 23 horas, está prevista uma festa no Ginásio Campo Base, no centro de Curitiba, com exposição de fotos, mostra de filmes, e uma balada à base de música eletrônica.

Depois de tantas opções no sábado, os organizadores reservaram o domingo com dia livre para os montanhistas escalarem o Morro do Anhangava. A festa de encerramento traz este ano uma novidade, que é a exposição fotográfica reunindo seis fotógrafas de São Paulo, Rio, Paraná e Paraíba.

Outra importante novidade do BloXperience neste ano é o fato de que ele terá outras duas edições: uma em São Paulo e outra em Belo Horizonte, ambas no segundo semestre.

Programação oficial

20 de maio sábado

  • 9h30 – Desenvolvimento de novos points de escalada, com mutirão e visita ao Anhangava, por Edson Struminski e convidados. A coordenação do mutirão ficará por conta de Harvey Schlenker, técnico do IAP Instituto Ambiental do Paraná. Struminski é Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR, autor de vários livros e teses sobre o assunto e montanhista a mais de 20 anos, além de residir em Quatro Barras.
  • 14h – Táticas de Escalada Alpina, por Edemilson Padilha e Valdesir Machado. Edemilson e Valdesir são montanhistas conceituados e nos últimos anos realizaram importantes e significativas ascensões na Patagônia Argentina, como os Cerros Fitz Roy e Torre.
  • 15h – Treinamento e Dicas de Escalada em Boulder, por Flávio Cantéli. Flávio foi campeão brasileiro e sul-americano, e seu último boulder escalado, O Futurista, é considerado um dos mais difíceis do Brasil.
  • 16h – Transporte de feridos, pelo Cosmo (Corpo de Socorro em Montanha), baseado no Parque Estadual do Marumbi, é o mais bem organizado grupo de resgate do Brasil.
  • 17h – Slide Show com Thiago Balen, que é escalador esportivo de rocha, modalidade na qual escalou as mais difíceis rotas do Brasil e recentemente esteve na Argentina ocasião em que escalou diversas rotas de dificuldade e grande beleza.
  • 23h – Festa no Ginásio Campo Base (Trav. da Lapa, 400 – centro Curitiba).
    – Exposição das fotógrafas Fernanda Preto e Priscila Foroni, Beth Frechou, Kelly Peres e Renata Falzoni, Marcela Chaves e Larissa Melo.
    – Mostra de filmes Cerro Catedral (Argentina) de Maurício Clauzet (PR) e Paredes de Minas (MG) de Gustavo Piancastelli (MG).
    – Festa eletrônioca com os DJs paulistas Pitonhead, Beavis e Sonic. Pitonhead é DJ residente BloX (Brasil), já tocou em diversas casas e festas pelo Brasil, entre elas Dances of Shiva, Atomix e This way up. Trance progressivo. Beavis é DJ residente Trancedance, tocou em festas RaveillON, BloX e diversas outras. Trance Dark. Sonic é agenciado pelo conceituado selo Zamatroupe de SP. Tocou em festas PsyPub, Daime Tribe, e na Klatu, principal clube trance do Brasil. Trance psicodélico.
  • Durante todo o dia acontecerá uma feira, com demonstração e venda de equipamentos de montanhismo e escalada (novidades, saldos e pontas de estoque).

    21 de maio domingo

  • Dia livre para os montanhistas escalarem no Morro do Anhangava
  • Mutirão de conservação de trilhas em parceria com o IAP e ONGs de montanhistas
  • Feira e mostra de equipamentos, no mesmo local da inscrição.
  • 16h Encerramento

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: maio 8, 2006

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure