Match race entre o Alinghi (4° colocado) e o BMW Oracle (campeão do ato) (foto: Divulgação/ Alinghi)
O décimo ato da Louis Vuitton Cup, o primeiro de 2006, mostrou mudanças no rumo da competição. A primeira foram os novos barcos dos sindicatos, que serão testados e aprimorados até a Americas Cup de 2007. Outra foi a vitória da equipe americana BMW Oracle Racing, pela primeira vez na competição, quebrando a hegemonia do sindicato suíço Alinghi, atual campeão da Americas Cup.
Foram realizadas 11 etapas, com seis match races cada, e a equipe americana terminou empatada com os italianos do Luna Rossa Challenge, o Emirates Team New Zealand e o Alinghi. Todas com nove pontos. O sistema de desempate da competição leva em conta o histórico de confrontos diretos no ato e o sindicato americano levou a melhor.
O décimo ato da Louis Vuitton Cup foi realizado em Valência, na Espanha, o mesmo local que entre os dias 23 de junho e 7 de julho de 2007 irá receber a Americas Cup.
O timoneiro do Alinghi, Ed Barid, comentou sobre a adaptação ao novo veleiro da equipe, o SUI75. Tivemos uma boa semana de aprendizado, olhando os novos veleiros. Foi bom também ver que ninguém conseguiu muitos progressos. Trabalhamos quatro anos em um barco, agora temos um novo. Ainda estamos na expectativa para ver o que ele pode fazer, disse.
Este texto foi escrito por: Webventure