Parque Nacional da Bodoquena (foto: MMA)
Com a conclusão de seu plano de manejo, que tem a publicação prevista para o mês de junho, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena será o primeiro parque nacional a ter uma caverna alagada aberta a visitação pública.
Esta é uma implementação do Ministério do Meio Ambiente. Uma das prioridades do governo é a regularização fundiária, por isso no ano de 2006 comprou 5 mil hectares desapropriados com o compromisso de aplicar projetos ambientais para essas áreas.
Quando o plano de manejo for publicado será definida a utilização das áreas do parque e assim a caverna Buraco das Abelhas já poderá receber turistas. No momento a administração do parque está preparando o local para visitação. Estamos concluindo o estudo da água e o mapeamento geológico, entre outros estudos, para definir a correta utilização da caverna, declarou Adílio Miranda, chefe do parque.
O Parque Nacional da Serra da Bodoquena tem 76.481 hectares e abrange os municípios de Bonito, Jardim, Bodoquena e Porto Murtinho (MS). Sua vegetação é composta por Mata Atlântica e cerradão e possui mais de mil espécies vegetais, 400 espécies de aves e animais raros, como a harpia, a maior ave rapina do mundo.
Este texto foi escrito por: Webventure