O francês Frederic Bolley é o novo campeão mundial de motocross 250cc. A estratégia de recuperar o tempo perdido deu certo para o piloto que liderou o campeonato até a terceira rodada e depois aparentemente deixou a disputa pelo título. Aparências enganam de fato: Bolley sempre esteve entre os três primeiros colocados no Mundial já que sempre pontuava nas etapas. Mas a recuperação começou no mês passado, quando ele reencontrou o caminho do pódio. E foi coroada com tímidas oitava e décima colocações, na etapa final, ontem, nos EUA. A matemática fez a diferença para Bolley.
O campeão somou 442 pontos contra 424 do alemão Pit Beirer, que liderou o Mundial até a 14ª etapa. Ontem, ele ainda conseguiu um quarto lugar na primeira bateria, mas não conseguiu pontuar o suficiente para superar a ‘virada’ do francês. “Precisava ficar entre os três primeiros para levar o título. Mas estou feliz por ter sido competitivo durante toda a temporada. Briguei pelo título pela primeira vez na vida.”, conforma-se Beirer. “Parabéns ao Fred, ele é muito legal e temos muito respeito um pelo outro.”
A virada – Bolley mudou sua história no campeonato a partir da 10ª etapa, na Bélgica, quando venceu as duas baterias e ultrapassou o compatriota David Vuillemin na segunda colocação. Foi aí que o Mundial, que teve uma prova no Brasil, em maio, se restringiu a Beirer-Bolley.
Com seis vitórias em cinco etapas, o francês tirou a diferença e finalmente arrebatou a liderança na classificação em outro GP de Bélgica, no último dia 22. A 19ª colocação na rodada seguinte, em casa, fez o alemão deixar a cola de Bolley, definindo o campeonato.
Assim, os anônimos roubaram a cena na etapa final. O belga Stefan Everts, que terminou apenas em 11º no Mundial, venceu a primeira bateria e conseguiu o terceiro lugar na segunda, cujo vencedor foi o americano Kevin Windham.
Este é o primeiro título mundial do francês de 25 anos, que gosta de praticar mountain bike nas horas vagas e que ainda considera como sua melhor fase no motocross, o tempo em que corria nas 80cc, “sem pressão”.
GP dos EUA – resultados
Primeira bateria
1) Stefan Everts (BEL/ Radson Honda) – 46min38s631
2) Ryan Hughes (EUA/ PAMO Honda) – 46min42s217
3) Kevin Windham (EUA/ Honda) – 46min43s751
4) Pit Beirer (ALE/ Winfield Kawasaki) – 46min54s889
5) Mickael Pichon (FRA/ Winfield) – 46min57s290
Segunda bateria
1) Windham – 46min47s647
2) Greg Albertyn (AFS/ Suzuki) – 46min50s232
3) Everts (Radson – Honda) – 46min52s351
4) David Vuillemin (FRA/ Yamaha) – 46min59s923
5) Robbie Reynard (EUA/ Suzuki) – 47min28s080
Classificação final (após 16 rodadas)
1) Frédéric Bolley (FRA/ Radson- Honda) – 442 pontos
2) Beirer – 424
3) Vuillemin -379
4) Hughes – 375
5) Marnicq Bervoets (BEL /Winfield- Kawasaki) – 278
6) Mickael Maschio (FRA / Yamaha) – 265
7) Joshua Coppins (NZL/ Winfield- Suzuki) – 257
8) Leon Giesbers (HOL/ Winfield- Suzuki) – 188
9) Remy van Rees (HOL/ KNMV Kawasaki) – 164
10) Alessandro Belometti (ITA/ Yamaha) – 124
Este texto foi escrito por: Webventure