Vista parcial do Morro. (foto: Divulgação.)
Direto de Bom Jesus da Lapa (BA) – A religiosidade é a definição para Bom Jesus da Lapa, onde o Rally dos Sertões chega hoje. Localizada na margem direita do rio São Francisco, esta cidade baiana recebe todos os anos, entre julho e setembro, milhares de devotos em romaria. Movidos pela fé, eles sobem os 93 metros de um morro negro e íngreme que abriga cerca de 15 grutas, entre elas a que dá nome à cidade. Em seus 50 metros de comprimento, 15 de largura e 7 de altura, o santuário de Bom Jesus da Lapa, uma verdadeira igreja, abriga a imagem de Cristo crucificado que é dita milagrosa.
A festa do Bom Jesus é celebrada no dia 6 de agosto, mas, na verdade, o movimento dos romeiros começa logo após a festa de São João. E faz a cidade se transformar na capital da fé no sertão baiano.
História – Teria sido Duarte Coelho, o capitão donatário de Pernambuco, o primeiro a avistar o morro, numa viagem de exploração entre 1543-1550. Ali foram fundadas fazendas de criação de gado, sendo uma delas, a “do morro”, depois chamada Bom Jesus da Lapa.
O abrigo foi descoberto em 1691 pelo monge português Francisco Mendonça Mar. Lá dentro, encontrou uma cavidade ideal para colocar a cruz que levava. Ali ele viveu por 13 anos. Algumas casas foram construídas nas imediações. Foi elevado à categoria de vila em 1890 e em 1923 tornou-se cidade. Em 1931, seu nome passou a ser simplesmente Lapa, recobrando em 1935 o nome de Bom Jesus da Lapa. Hoje tem pouco mais de 54 mil habitantes (dados de 2000).
Fontes: Expedição Américo Vespúcio 2001 e www.bahiatursa.ba.gov.br
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira