Mudança no roteiro do Rally Internacional dos Sertões 2002, que será disputado de 24 de julho a 02 de agosto, entre Goiânia e Fortaleza. A caravana da competição não vai mais passar a noite de 29 de julho em Ibotirama, na Bahia. Os competidores de carros, motos, caminhões e quadriciclos seguirão direto de Janaúba (MG) para Bom Jesus da Lapa (BA), cidade que conta com aeroporto para vôos comerciais e venda de combustível para os aviões e helicópteros que estarão acompanhando o rali.
Outro fator que levou a organização do Sertões a mudar o roteiro foi o fato de a antiga etapa, que seria entre Janaúba e Ibotirama, ter distância desproporcional em relação ao trecho do dia seguinte, previsto inicialmente entre Ibotirama e a Cidade X (o nome do local não está sendo divulgado para evitar o estudo do percurso).
Agora conseguimos equacionar as duas especiais trocando Ibotirama por Bom Jesus, contou Marcos Ermírio de Moraes, diretor geral da Dunas. Ele e Simone Palladino, diretora comercial e de produção da empresa, acabaram de retornar da viagem em que refizeram o trajeto da competição para checar os últimos detalhes.
Marcos Ermírio adiantou que, com o novo roteiro, a etapa Maratona, onde os pilotos não podem contar com a ajuda de mecânicos, terá cerca de 650 km, divididos em três trechos cronometrados durante dois dias. Os próprios competidores vão fazer a manutenção dos veículos, avisa Marcos.
Mais longo – Além da mudança das cidades, a quilometragem final também sofreu alterações, passando de 3.700, como era previsto inicialmente, para cerca de 4.400 km. Mais detalhes sobre a entrada de Bom Jesus da Lapa no roteiro e o aumento da distância serão adiantados aos competidores durante o próximo briefing da competição, dia 25 de junho, às 19 horas, no auditório da Faculdade de Medicina de São Paulo.
Prólogo e largada promocional em Goiânia
Goiânia (GO) / Pirenópolis (GO)
Especial: 88 km
Deslocamento: 140 km
Total: 228 km
Saindo de Goiânia, os participantes seguirão em deslocamento e depois
haverá a primeira especial da competição, com 88 quilômetros. O trajeto terá muitas curvas e pedras e exigirá técnica dos pilotos de carros, motos, quadriciclos e caminhões.
Pirenópolis (GO) / Caldas Novas (GO)
Especial 1: 88 km
Especial 2: 70 km
Deslocamento: 298 km
Total: 456 km
No segundo dia de competição a caravana do Rally dos Sertões enfrentará obstáculos parecidos com os da primeira etapa especial.
27/07
Caldas Novas (GO) / Diamantina (MG)
Especial 1: 55 km
Especial 2: 76 km
Deslocamento: 609 km
Total: 740 km
Os pilotos vão enfrentar áreas de cerrado, piçarra, muita poeira e pedras. O Rally dos Sertões estará deixando o estado de Goiás e entrará em Minas Gerais. Será o dia mais longo da prova esse ano, incluindo as etapas especiais e deslocamentos.
28/07
Diamantina (MG) / Janaúba (MG)
Especial: 300 km
Deslocamento: 134 km
Total: 434 km
O dia é forte candidato a um dos mais bonitos do Rally dos Sertões 2002. A especial será espetacular, linda!, adianta Marcos Ermírio de Moraes. Boa parte da prova se desenvolverá no topo da serra, com subidas, descidas e curvas fechadas. Depois da metade da especial os pilotos enfrentarão trecho de trial, com pedras grandes e vales. Será a especial mais longa da edição 2002.
Janaúba (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
Especial: 134 km
Deslocamento: 307 km
Total do dia: 441 km
“Os amortecedores vão fazer a diferença neste dia”, alerta Marcos Ermírio.
Bom Jesus da Lapa (BA) / “Cidade X”
Especial 1: 123 km
Especial 2: 193 km
A organização não divulgará o local da parada depois de Bom Jesus da Lapa e nem a quilometragem total da etapa. No final deste dia os competidores de carros, motos, caminhões e quadriciclos não poderão contar com a ajuda dos mecânicos e das equipes de apoio, que seguirão direto para Floriano, no Piauí. Os pilotos terão que fazer toda a manutenção dos veículos, na chamada Etapa Maratona. A prova acontecerá na caatinga baiana. Neste trecho serão instalados radares em vilarejos.
Cidade X / Floriano (PI)
Especial 1: 46 km
Especial 2: 210 km
Deslocamento: 394 km
Total: 650 km
A primeira especial será a mais rápida do dia, com piçarras, pedras,
erosões e depressões na pista. Os navegadores não terão tanto trabalho neste dia, já que a distância entre uma referência e outra será bem longa. A segunda especial será travada e haverá plantação de pedra. Essas pedras, que têm parte delas enterradas e uma ponta para fora, poderão ser as grandes inimigas dos pneus durante do Rally dos Sertões 2002.
Floriano (PI) / Crateús (CE)
Especial: 230 km
Deslocamento: 320 km
Total: 550 km
A etapa cronometrada exigirá boa navegação, já que as referências estarão muito próximas. A especial do dia será travada, com média horária baixa. Dependendo das condições do local haverá um trecho de trial dentro de um rio que deverá estar seco em agosto. O chão é todo de pedras. Será quebradeira total, adianta Marcos Ermírio. No topo de uma serra haverá o trecho do autorama, circuito sinuoso só de areia, sem pedras.
Crateús / Fortaleza
Especial 1: 87 km
Especial 2: 12 km
Deslocamento: 376 km
Total: 475 km
Após a saída de Crateús os competidores seguirão direto para a capital do Ceará. Serão duas etapas especiais em praias e dunas até chegar a Fortaleza, onde terminará a décima edição do Rally dos Sertões.
Festa de encerramento em Fortaleza e premiação.
O Rally Internacional dos Sertões tem organização e promoção da Dunas Race e patrocínio do Banco Real ABN Amro Bank, Ipiranga e Governo de Goiás. O co-patrocínio é da Helibras, BF Goodrich, Hering, Governo do Ceará, Rádio Eldorado e Nera Telecommunications. O apoio é da Lico e o Webventure é o site oficial da competição. A supervisão é da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 17, 2002