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Bom Jesus da Lapa entra no roteiro do Sertões 2002

Mudança no roteiro do Rally Internacional dos Sertões 2002, que será disputado de 24 de julho a 02 de agosto, entre Goiânia e Fortaleza. A caravana da competição não vai mais passar a noite de 29 de julho em Ibotirama, na Bahia. Os competidores de carros, motos, caminhões e quadriciclos seguirão direto de Janaúba (MG) para Bom Jesus da Lapa (BA), cidade que conta com aeroporto para vôos comerciais e venda de combustível para os aviões e helicópteros que estarão acompanhando o rali.

Outro fator que levou a organização do Sertões a mudar o roteiro foi o fato de a antiga etapa, que seria entre Janaúba e Ibotirama, ter distância desproporcional em relação ao trecho do dia seguinte, previsto inicialmente entre Ibotirama e a “Cidade X” (o nome do local não está sendo divulgado para evitar o estudo do percurso).

“Agora conseguimos equacionar as duas especiais trocando Ibotirama por Bom Jesus”, contou Marcos Ermírio de Moraes, diretor geral da Dunas. Ele e Simone Palladino, diretora comercial e de produção da empresa, acabaram de retornar da viagem em que refizeram o trajeto da competição para checar os últimos detalhes.

Marcos Ermírio adiantou que, com o novo roteiro, a etapa Maratona, onde os pilotos não podem contar com a ajuda de mecânicos, terá cerca de 650 km, divididos em três trechos cronometrados durante dois dias. “Os próprios competidores vão fazer a manutenção dos veículos”, avisa Marcos.

Mais longo – Além da mudança das cidades, a quilometragem final também sofreu alterações, passando de 3.700, como era previsto inicialmente, para cerca de 4.400 km. Mais detalhes sobre a entrada de Bom Jesus da Lapa no roteiro e o aumento da distância serão adiantados aos competidores durante o próximo briefing da competição, dia 25 de junho, às 19 horas, no auditório da Faculdade de Medicina de São Paulo.

  • Dia 24/07
    Prólogo e largada promocional em Goiânia
  • Dia 25/07
    Goiânia (GO) / Pirenópolis (GO)
    Especial: 88 km
    Deslocamento: 140 km
    Total: 228 km
    Saindo de Goiânia, os participantes seguirão em deslocamento e depois
    haverá a primeira especial da competição, com 88 quilômetros. O trajeto terá muitas curvas e pedras e exigirá técnica dos pilotos de carros, motos, quadriciclos e caminhões.
  • 26/07
    Pirenópolis (GO) / Caldas Novas (GO)
    Especial 1: 88 km
    Especial 2: 70 km
    Deslocamento: 298 km
    Total: 456 km
    No segundo dia de competição a caravana do Rally dos Sertões enfrentará obstáculos parecidos com os da primeira etapa especial.

    27/07
    Caldas Novas (GO) / Diamantina (MG)
    Especial 1: 55 km
    Especial 2: 76 km
    Deslocamento: 609 km
    Total: 740 km
    Os pilotos vão enfrentar áreas de cerrado, piçarra, muita poeira e pedras. O Rally dos Sertões estará deixando o estado de Goiás e entrará em Minas Gerais. Será o dia mais longo da prova esse ano, incluindo as etapas especiais e deslocamentos.

    28/07
    Diamantina (MG) / Janaúba (MG)
    Especial: 300 km
    Deslocamento: 134 km
    Total: 434 km
    O dia é forte candidato a um dos mais bonitos do Rally dos Sertões 2002. “A especial será espetacular, linda!”, adianta Marcos Ermírio de Moraes. Boa parte da prova se desenvolverá no topo da serra, com subidas, descidas e curvas fechadas. Depois da metade da especial os pilotos enfrentarão trecho de trial, com pedras grandes e vales. Será a especial mais longa da edição 2002.

  • 29/07
    Janaúba (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
    Especial: 134 km
    Deslocamento: 307 km
    Total do dia: 441 km
    “Os amortecedores vão fazer a diferença neste dia”, alerta Marcos Ermírio.
  • 30/07
    Bom Jesus da Lapa (BA) / “Cidade X”
    Especial 1: 123 km
    Especial 2: 193 km
    A organização não divulgará o local da parada depois de Bom Jesus da Lapa e nem a quilometragem total da etapa. No final deste dia os competidores de carros, motos, caminhões e quadriciclos não poderão contar com a ajuda dos mecânicos e das equipes de apoio, que seguirão direto para Floriano, no Piauí. Os pilotos terão que fazer toda a manutenção dos veículos, na chamada Etapa Maratona. A prova acontecerá na caatinga baiana. Neste trecho serão instalados radares em vilarejos.
  • 31/07
    “Cidade X” / Floriano (PI)
    Especial 1: 46 km
    Especial 2: 210 km
    Deslocamento: 394 km
    Total: 650 km
    A primeira especial será a mais rápida do dia, com piçarras, pedras,
    erosões e depressões na pista. Os navegadores não terão tanto trabalho neste dia, já que a distância entre uma referência e outra será bem longa. A segunda especial será travada e haverá “plantação de pedra”. Essas pedras, que têm parte delas enterradas e uma ponta para fora, poderão ser as grandes inimigas dos pneus durante do Rally dos Sertões 2002.
  • 01/08
    Floriano (PI) / Crateús (CE)
    Especial: 230 km
    Deslocamento: 320 km
    Total: 550 km
    A etapa cronometrada exigirá boa navegação, já que as referências estarão muito próximas. A especial do dia será travada, com média horária baixa. Dependendo das condições do local haverá um trecho de trial dentro de um rio que deverá estar seco em agosto. O chão é todo de pedras. “Será quebradeira total”, adianta Marcos Ermírio. No topo de uma serra haverá o “trecho do autorama”, circuito sinuoso só de areia, sem pedras.
  • 02/08
    Crateús / Fortaleza
    Especial 1: 87 km
    Especial 2: 12 km
    Deslocamento: 376 km
    Total: 475 km
    Após a saída de Crateús os competidores seguirão direto para a capital do Ceará. Serão duas etapas especiais em praias e dunas até chegar a Fortaleza, onde terminará a décima edição do Rally dos Sertões.
  • 03/08
    Festa de encerramento em Fortaleza e premiação.

    O Rally Internacional dos Sertões tem organização e promoção da Dunas Race e patrocínio do Banco Real ABN Amro Bank, Ipiranga e Governo de Goiás. O co-patrocínio é da Helibras, BF Goodrich, Hering, Governo do Ceará, Rádio Eldorado e Nera Telecommunications. O apoio é da Lico e o Webventure é o site oficial da competição. A supervisão é da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo

    Este texto foi escrito por: Webventure