Não faltam opções de boulder em Laguna. (foto: Rodrigo Zanotto/Arquivo pessoal)
O escalador Rodrigo Zanotto e seus colegas Andrey Ramses e Carlos Bochnia dão a dica de escalar nos boulders de Laguna (SC).
Eis um ótimo lugar para a prática de Boulders. A cidade de Laguna, em Santa Catarina, situada a 118 km de Florianópolis, com aproximadamente 47.000 habitantes, além de ser um ótimo atrativo para surfistas e turistas, devido ao seu visual rústico, também fornece uma grande variedade de boulders, com incríveis blocos e cenários paradisíacos.
A aderência dessas pedras é realmente interessante, com alturas variadas, regletes, abaolados, fendas, enfim, tudo o que os escaladores precisam para aproveitar muito bem seu dia.
Laguna possui 12 praias, algumas ainda virgens, procuradas somente por pessoas que praticam esportes náuticos. Entre as praias mais conhecidas estão a do Mar Grosso, Iro, Gi, Sol, Itapirubá, do Farol, Tereza, do Gravatá, da Galheta, Prainha, do Ipuã e do Siri e Prainha.
Como a cidade tem a tradição de ser o maior carnaval do Sul do País, fomos dar uma conferida, mas como não entendemos nada de mestre-sala e porta-bandeira, optamos por sapatilhas e magnésios.
Saímos em direção à praia do Gi, onde o pessoal tem o costume de estacionar seus carros na areia. Muitas vezes acabam sendo surpreendidos por ondas e ficam atolados, mas sempre tem um pessoal disposto a ajudar. Na ponta da praia do Gi, próximo à pedra do Frade, encontramos várias opções de boulders.
Não sabíamos por onde começar, eis que um dos maiores boulders de aproximadamente 5m de altura apresentava uma base perfeita para escalada. A base era como uma pequena duna que se a pessoa caísse do topo do boulder, não tinha como se machucar, pois a queda era completamente amortecida. A parte ruim é que não tinha como evitar que entrasse areia na sapatilha, causando um certo incômodo, mas os movimentos do boulder eram tão bonitos e cheios de estilo que nem ligamos para isso.
O dia se seguiu e digamos que achamos boulders com graduação de V1 a V8. Podem observar pelas fotos as diversas opções. Precisaríamos de pelos menos duas semanas para dar uma boa olhada em tudo. Além da Praia do Gi, aconselhamos a visita na praia do Sol, onde também traz ótimas opções de boulders.
Como chegar – Os boulders ficam na Praia do Gi, próximos à Pedra do Frade. Todos na cidade sabem da localização e podem indicar facilmente. Existe dois caminhos: um pela areia e outro por rua de pedra. Fica a aproximadamente 10 quilômetros do centro de Laguna (SC).
Este texto foi escrito por: Rodrigo Zanotto