André Azevedo em Castellon na Espanha. (foto: Equipe BR Lubrax)
Comemoração. É com esse espírito que a Equipe BR Lubrax embarca para o Rally Paris-Dakar 2002. E não é para menos. A próxima edição da prova vai marcar a 15ª participação consecutiva da equipe na maior competição off-road do mundo.
Nestes anos, pilotando motos, carros e caminhões, André Azevedo e Klever Kolberg já percorram 220.170 quilômetros pelo deserto do Saara, ou seja, o equivalente a 5,493 voltas ao redor da Terra. A
“jornada” poderia ser ainda mais longa se fossem somadas outras provas realizadas no Brasil e no exterior. A Equipe BR Lubrax embarcou nesta quinta-feira à noite para a Europa.
Aumentar a “quilometragem” nos currículos de André e Klever não será
tarefa fácil no Dakar 2002. A organização do evento, para complicar a vida dos competidores, criou duas etapas que exigirão perícia e planejamento por parte das equipes. Os dois trechos chamados de “transaarianos” terão 1.545 e 1.472 quilômetros respectivamente. Os pilotos vão percorrer as etapas em dias alternados (03/01 e 11/01), terão apenas seis horas para descanso e enfrentarão o deserto do Saara à noite. “Vamos precisar de amuletos e muita reza”, afirmou Klever Kolberg, piloto de carro da Equipe BR Lubrax, nesta quinta-feira durante entrevista coletiva à imprensa, em São Paulo.
Etapas decisivas – Kolberg acredita que essas duas etapas, de um total de 14, podem definir os campeões da prova. O segundo trecho “transaariano” será realizado no penúltimo dia da competição, 12 de janeiro, ligando Tichit e Kiffa, na Mauritânia, a Dakar, no Senegal. “A organização deixou justamente para o final mais um grande teste para os sobreviventes que conseguirão chegar até lá”, disse Kolberg.
Além da distância total (1.472km) da etapa, os pilotos vão ter que atravessar 200 quilômetros de trilhas em péssimo estado e grandes dunas. Sem contar que há muitas pistas paralelas, o que pode confundir os pilotos.
Equipe – Além de Klever Kolberg, que estará pilotando um Mitsubishi Pajero Full na categoria Super Production a diesel ao lado do navegador francês Pascal Larroque, a Equipe BR Lubrax conta ainda com André Azevedo e os tchecos Tomas Tomecek e Mira Martinec na categoria Caminhões, a bordo de um Tatra. Juca Bala, na categoria Motos Super Production até 400 cc (Honda Falcon Rally), e Luiz Mingione na categoria Super Production até 250 cc com uma Honda Tornado Rally 250 completam o time brasileiro.
Juca tentará o bicampeonato na prova (venceu em 2001) e Mingione é estreante na competição. Azevedo foi o primeiro piloto da Equipe BR Lubrax a embarcar para a Europa. Ele viajou dia 15 para cuidar dos últimos detalhes antes da largada. Os demais pilotos viajarão dia 20 de dezembro e os brasileiros vão passar o Natal na França e o Reveillon no Marrocos. O Paris-Dakar atravessará cinco países, sendo dois europeus (França e Espanha) e três africanos: Marrocos, Mauritânia e Senegal. Serão cerca de 10.000 quilômetros de aventuras.
A história da equipe brasileira começou em 1988 quando os pilotos de enduro André Azevedo e Klever Kolberg resolveram realizar um sonho que todos acreditavam ser impossível: participar do maior e mais perigoso rali do mundo. E hoje, 15 anos depois, eles provaram que esse desejo poderia ser alcançado com muita garra e dedicação. “Mesmo nos piores momentos é preciso ter garra para enxergar o lado positivo”, afirma André Azevedo.
Na época, ainda na década de 80, André e Klever corriam de moto e tinham orçamento extremamente limitado para enfrentaram dificuldades de sobra. Mas nem por isso eles desistiram. Hoje, os pilotos são referência para os competidores mais jovens que planejam disputar não apenas o Dakar, mas também outras competições off road no Brasil e no mundo.
Atualmente, a equipe conta com a presença de grandes nomes do mundo off-road, como Juca Bala, que este ano venceu todas as competições que participou. A equipe foi a primeira a levar um sul-americano ao pódio. O piloto André Azevedo venceu a categoria Motos Maratona em 1991. No total, o time brasileiro já conquistou 12 pódios, sendo quatro deles em primeiro lugar.
Na edição 2002, os pilotos brasileiros estão em busca de mais vitórias, tentando chegar ao pódio em todas as categorias.
A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora,
Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro
Last modified: dezembro 21, 2001