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BR Lubrax quer vencer todas as categorias do Paris-Dakar 2001

Redação Webventure/ Offroad

A equipe BR Lubrax: (esq. p/ dir.) Klever Kolberg  Juca Bala  Luiz Mingione e André Azevedo. (foto: Marco Flauzino)
A equipe BR Lubrax: (esq. p/ dir.) Klever Kolberg Juca Bala Luiz Mingione e André Azevedo. (foto: Marco Flauzino)

Vencer o rali mais difícil do mundo em todas as categorias, moto (SuperProduction), carro e caminhão, é a meta da equipe brasileira BR Lubrax na edição de 2001 do Rally Paris-Dakar.

Para tanta pretensão, a equipe apresentou nesta tarde, em coletiva de imprensa, realizada no restaurante do MAM – Museu de Arte Moderna, em São Paulo, algumas novidades. A primeira delas é o ingresso de mais um integrante, Luiz Mingione, que correrá de moto ao lado de Joaquim Gouveia (Juca Bala). Mingione, conhecido como “Luiz Careca”, estreante no rali, será o apoio rápido de Juca durante as etapas, em caso de eventual quebra de peça ou de pneu furado. Para ele, “é como realizar um sonho”.

Segundo André Azevedo, piloto do caminhão e um dos líderes dentro da equipe, “este ano, com duas motos, a chance de um piloto chegar é maior. Nosso objetivo é difícil de ser atingido, mas a gente pensa em ganhar as três categorias ao mesmo tempo”. Ele e Klever Kolberg são os mais experientes. Ambos correram quatorze edições consecutivas. Já com a formação completa (moto, carro e caminhão), será a terceira participação.

Honda – A vinda de Luiz Mingione possibilitou a entrada da Honda na BR Lubrax. O piloto é funcionário da Moto Honda da Amazônia e ajudou na negociação. “Depois de 14 anos de tentativas, enfim o namoro com a Honda começou”, comentou Klever.

A dupla estará competindo com um modelo 400 cc derivado da Honda NX 4 Falcon e da Honda XR 400 com adaptações nas suspensões, no tamanho do tanque dianteiro e mais a implantação de um traseiro. O novo modelo, que está sendo preparado na França com auxílio e know how da Honda R&D Japão e Honda do Brasil, chamará Honda Falcon Rally.

Brazil Team – Outra grande novidade é o desenvolvimento de um pacote completo (treinos, formalidades, preparação da moto, logística, apoio e até assessoria de imprensa) para outros brasileiros que desejam participar com motos da Honda, facilitando a vida do piloto que teria apenas de arcar com um investimento inicial. “O objetivo é abrir novas perspectivas para os pilotos brasileiros”, completou Kelver.

Apoio – Na categoria carro, Klever Kolberg estará ao lado do navegador francês Pascal Larroque com um Mitsubishi Pajero. É a quinta participação de Klever nos carros e nas duas últimas edições, a dupla conquistou a Segunda colocação da categoria Carros Marathon T1. Já André Azevedo, em sua terceira participação nos caminhões, fará trio com os tchecos Tomas Tomacek e Peter Vodak no Tatra 815. Na edição passada, eles perderam o título por apenas cinco segundos.

Para reverter esta falta de sorte e de experiência final, a equipe decidiu neste ano, pela primeira vez, ter um caminhão exclusivo para o apoio. Haverá um mecânico para cada veículo e todo o equipamentos para manutenção. Além disso, também serão contratadas três estruturas de apoio separadas com caminhões que estarão prestando serviços a outros pilotos. Ao longo do rali, não mais terão mecânicos em todos os acampamentos, somente em três. “As equipes estarão niveladas. Esta é nossa chance”, prometeu Klever.

A equipe conta com o patrocínio de Petrobrás, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e o apoio de Nortel Networks, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Moto Honda da Amazônia, Assohonda, Musashi, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Dakar Promoções, Kaerra, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports e Vista Criações Gráficas.

Este texto foi escrito por: André Pascowitch

Last modified: outubro 10, 2000

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