Norte-americano passou sem maiores problemas o Cabo Horn (foto: Divulgação/ Velux 5 Oceans)
O norte-americano Brad Van Liew fez história na Velux 5 Oceans, competição de veleiros solitários que teve início em 17 de outubro de 2010. Nesta terça (22), o velejador de 43 anos se tornou o primeiro atleta de seu país a passar sozinho, pela terceira vez, o Cabo Horn, local chileno considerado como o mais crítico da competição.
Atual líder geral da Velux, Brad foi o primeiro a passar no local após largar para a etapa de Wellington, na Nova Zelândia, no dia 6 de fevereiro, e agora se encaminha para as 1.200 milhas náuticas finais até seu destino final em Punta del Leste, no Uruguai. Se passaram muitos anos desde que eu estive aqui pela última vez, o que torna esse momento ainda mais especial. Foi algo muito emocionante e que eu irei lembrar para sempre. Poucas pessoas passaram pelo Cabo Horn três vezes e estou muito orgulhoso de ser uma delas, disse o velejador.
Apesar de dias antes ter comunicado que esperava condições complicadas de tempo, já que os indicadores apontavam fortes ventos, o norte-americano e sua embarcação, um Eco 60 Le Pingouin, não tiveram maiores problemas. Ao se aproximar do local, o clima melhorou e permitiu com que Brad tivesse uma visão magnífica do Cabo Horn.
O caminho até o local foi muito complicado e perigoso, com muitos ventos. Era para estar com força de aproximadamente 30 nós, mas nos meus equipamentos apontavam 50. As ondas até o local estavam inacreditáveis, contou. Mas depois, tudo melhorou e estou aliviado que passei sem incidentes. A partir de agora, irei com bastante calma e aproveitarei esse momento, completou Van Liew, que cruzou o Cabo Horn também nos anos de 1998 e 2002.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 22, 2011