Foto: Pixabay

Brad Van Liew vence 3ª perna da Velux 5 Oceans; Stanmore-Major assume a segunda colocação

Redação Webventure/ Vela

Brad Van Liew é líder isolado da Velux (foto: Divulgação/ Velux 5 Oceans)
Brad Van Liew é líder isolado da Velux (foto: Divulgação/ Velux 5 Oceans)

O norte-americano Brad Van Liew continua imbatível na Velux 5 Oceans, competição de veleiros solitários que teve início em 17 de outubro de 2010. O velejador venceu sua terceira perna em três disputas até agora da prova, e assumiu a liderança isolada da edição 2010/11.

A bordo de seu Eco 60 Le Pingouin, Van Liew cruzou a linha de chegada na cidade de Punta Del Leste, no Uruguai, na tarde da última terça (01). Desta vez, no entanto, sua mulher e filhos não estavam à sua espera. Ao invés deles, o norte-americano teve uma recepção calorosa das pessoas locais, que consideram o velejador um de seus favoritos.

Em mais de seis mil milhas náuticas de Wellington, na Nova Zelândia, até a linha de chegada, Brad passou pelo ponto mais difícil da competição, o Cabo Horn, tornando-se o único atleta de seu país a cruzá-lo três vezes sozinho. “Três pernas vencidas e três passagens pelo Cabo Horn sem maiores problemas esses são dois fatos muito importantes para mim. É bom ter uma boa vantagem agora e é ótimo estar em Punta. Aqui é um lugar maravilhoso e eu senti falta. É muito bom estar de volta”, disse o vencedor.

Logo que desceu de sua embarcação, Brad fez questão de ressaltar sua passagem no Horn. Em seus 23 dias, 17 horas e 46 minutos navegando até Punta, em uma velocidade média de 11.5 nós, o velejador alcançou o ponto crítico em apenas 16 dias e contou com a sorte para atravessar o local sem maiores problemas.

“O Cabo Horn é sempre um arrasador de nervos e não há nada que você possa fazer sobre isso. Este ano, eu tive bastante sorte no local. Eu acho que todos os outros velejadores também tiveram sorte. Sabemos disso porque todos nós passamos. Se você não tiver sorte, você não consegue atravessar. Desta vez, foi uma experiência maravilhosa para mim. Foi muito mais excitante do que nervoso”, afirmou Van Liew, que tem agora 43 pontos em três pernas da disputa.

Disputa pelo 2º lugar – As batalhas pelo segundo lugar na competição continuam acirradas. Na última terça, o inglês Stanmore-Major assumiu a segunda colocação da disputa ao passar dois rivais, Derek Hatfield e Zbigniew ‘Gutek’ Gutkowski. O inglês contou um pouco com a sorte e bons ventos para conseguir a ultrapassagem durante a noite e abrir 36 milhas de vantagem em relação à Gutek.

“Minha liderança em relação aos outros competidores ainda está em progresso e eu não subestimaria meus concorrentes porque as situações podem mudar rápido. Assim você assume a frente, você precisa ter atenção já que eles podem encontrar outras brisas e me passar novamente. Não ficarei sossegado até estar amarrado ao lado de Brad na doca”, disse.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 2, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure