Vitória em casa teve sabor especial para Van Liew (foto: Ainhoa Sanchez/ Velux 5 Oceans)
O norte-americano Brad Van Liew continua impossível nesta edição da Velux 5 Oceans, a mais antiga regata solitária de volta ao mundo. Nesta semana, Van Liew conquistou mais uma vitória e se aproximou de uma marca histórica, podendo se tornar o primeiro a vencer todas as cinco pernas da 5 Oceans. Até agora já foram quatro, graças ao triunfo na chegada a Charleston, nos Estados Unidos.
Apesar do domínio total na regata, a vitória teve um sabor especial para o americano, que foi ovacionado no retorno à sua cidade natal. Além da esposa e seus dois filhos, mais de 20 barcos o esperavam no porto de Charleston, após o velejador de 46 anos ter completado as 5,9 mil milhas náuticas (quase 11 mil quilômetros) desde Punta del Este, no Uruguai. Foram mais de 23 dias de jornada.
Emocionado, Van Liew comentou o triunfo. Para mim, ganhar essa perna é tão especial. Se eu pudesse ter escolhido apenas uma perna para vencer, seria esta, disse ele. Este é o meu porto, sou muito envolvido com a comunidade marítima em Charleston e todos os meus amigos e família estão aqui. Seria muito decepcionante ganhar as outras pernas e não esta. Eu estava muito focado e determinado, completou o americano, admitindo que se sentia exausto.
Agora, Van Liew terá um bom tempo para se recuperar e curtir a família até a quinta e última perna da Velux 5 Oceans. A etapa larga em 14 de maio de Charleston rumo a La Rochelle, na França. Quando os cinco velejadores que disputam a regata chegarem ao porto francês, eles terão completados cerca de 30 mil milhas náuticas desde a largada, no mesmo local, em outubro do ano passado.
Este texto foi escrito por: Webventure