Chegada do barco em Gotemburgo Suécia (foto: Luiz Doro Neto/ adorofoto)
Os diretores do projeto Brasil 1 estão no mercado em busca de patrocínio que torne viável a participação do barco brasileiro na Volvo Ocean Race 2008/2009, a mais tradicional regata de volta ao mundo. O intuito é arrecadar US$ 20 milhões em quatro ou cinco cotas para obter um barco competitivo e que seja capaz de brigar pelo primeiro lugar.
A participação na edição passada, em 2005/2006, rendeu à embarcação nacional o terceiro lugar ao final das disputas, mas ao mesmo tempo mostrou muitas lições. Uma delas é que o treinamento e entrosamento da equipe são fundamentais para uma boa participação e o quanto antes sair a verba, mais tempo a equipe terá para se preparar.
Sobre tempo de preparação o comandante da primeira edição Torben Grael, cotado para repetir o posto em 2008, diz: O barco tem de ser competitivo e precisamos saber que podemos fazer melhor do que na edição anterior. Não há como garantir que vamos terminar em primeiro ou em segundo, mas o ideal é começar os treinos um ano antes da largada.
Pontos a favor – Enio Ribeiro, diretor do projeto, diz que a grande vantagem para a nova edição é que as pessoas já conhecem melhor a competição. Quando apresentamos o primeiro projeto, ninguém sabia do que se tratava. Hoje, todo o mundo sabe o que é uma regata de volta ao mundo. Tivemos uma ótima exposição na mídia, lembra o sócio do velejador Alan Adler.
O retorno de investimento que o projeto teve foi de quase R$200 milhões e os patrocinadores tiveram eventos de relacionamento com milhares de clientes ao longo das paradas pelo mundo. Durante a passagem pelo Rio de Janeiro, o país do futebol se transformou no país da vela e mais de 170 mil pessoas acompanharam a regata de porto na Baía da Guanabara.
Na primeira competição acharam que eu era louco de ter tanta gente sem experiência neste tipo de regata no barco. Porém, o resultado mostrou que valeu a pena, comentou Torben. Por esse motivo, o caráter nacional do barco deverá ser mantido, com a construção do barco em um estaleiro brasileiro.
A próxima edição da Volvo Ocean Race terá início no segundo semestre de 2008 em Alicante, Espanha e já tem dois barcos confirmados, o sueco Ericsson Racing Team e o holandês Mean Machine.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 15, 2006