Piratas do Caribe ultrapassaram o Brasil 1 (foto: Oskar Kihlborg/ VOR)
O Piratas do Caribe ultrapassou o Brasil 1 segundo o boletim das 13h (horário de Brasília) e está na terceira colocação. O veleiro americano voltou a se aproximar do brasileiro na noite de ontem e conseguiu a ultrapassagem nesta manhã. A tripulação comandada por Paul Cayard tem agora duas milhas de vantagem para o barco de Torben Grael.
O comandante dos Piratas escreveu ontem que o vento poderia mudar na entrada do Caribe e favorecer o seu veleiro. As condições durante a noite foram espetaculares. Lua quase cheia, mar calmo, 16 nós de vento e temperatura de 25 graus. Velejamos a 17 nós. A vida a bordo está melhorando, comemorou o americano.
O Brasil 1 teve um problema no cabo que sobe a vela genoa, a adriça, e foi pego de surpresa quando ela desceu. Segundo o diário de ontem o problema foi logo resolvido. Os brasileiros velejam agora a 95 milhas do líder, o ABN Amro 1.
A disputa com o Piratas deu uma injeção de ânimo nos velejadores do Brasil 1. Velejamos como em um match race (competição barco contra barco). Olhamos sempre que velas eles estão usando e em que direção estão indo, para garantir que eles não peguem nenhuma rajada de vento que nos surpreenda. Controlamos cada passo deles, seja pelo radar ou no visual. Isso deixa a tripulação em estado de alerta constante, disse o espanhol Chuny Bermudez.
Distâncias – Além do veleiro brasileiro, o Movistar também perdeu terreno de acordo com o último boletim. O veleiro espanhol segue na segunda colocação, mas a diferença para o líder aumentou 11 milhas nas últimas seis horas. O Ericsson teve desempenho parecido com os Piratas do Caribe, mas ainda está a 23 milhas do Brasil 1. O ABN Amro 2 segue na última colocação.
Este texto foi escrito por: Webventure