Webventure

Brasil 1 deixa Port Elizabeth e segue na Volvo


Brasil 1 de volta na disputa (foto: Divulgação/ ZDL)

O Brasil 1 deixou Port Elizabeth na manhã de hoje às 7h58 do horário de Brasília e segue na segunda perna da Volvo Ocean Race após cinco dias em terra para reparos no convés. O veleiro brasileiro está a 5.735 milhas de Melbourne, final da etapa, e com um distância de 2.260 milhas do líder, o ABN Amro 1.

“Nossa equipe de terra fez um excelente trabalho aqui em Port Elizabeth. Quando chegamos, já estava tudo pronto e eles trabalharam dia e noite. O barco está consertado e ainda mais forte que antes. Estamos confiantes em seguir para o sul de novo”, comentou o novo timoneiro Knut Frostad.

O veleiro brasileiro desenvolve nesse momento 8 nós de velocidade em um vento de 17. “Está fora da nossa realidade alcançar alguém na nossa frente, mas vamos aproveitar cada milha pela frente. Nosso objetivo é levar o Brasil 1 em segurança para Melbourne, mas será difícil manter a motivação”, comentou o timoneiro. “Estamos nessa prova para concorrer com outros barcos e não somente transportar o nosso, mas queremos completar a volta ao mundo e tenho certeza que ficaremos orgulhosos no final”, concluiu.

Ontem, Torben Grael disse em entrevista direto da África do Sul que o objetivo do projeto é dar a volta ao mundo e cumprir todas as pernas. O Brasil 1 tem que passar pelos dois postos de controle de passagem, os Scoring Gates, e seguir para Melbourne a tempo da regata In-port, no dia 4 de fevereiro. Segundo a previsão do comandante, o veleiro deve chegar ainda em janeiro no destino.

Concorrentes – Quatro dos cinco veleiros que ainda disputam a segunda perna também estão se sentindo mais aliviados hoje. Eles estavam presos em uma zona sem vento e nesta madrugada uma brisa noroeste começou a soprar. O ABN Amro 1 lidera com grande vantagem, pois conseguiu escapar da zona de calmarias e o Ericsson está sendo transportado de navio para Melbourne com problemas na quilha.

Hoje o ABN Amro 1 passou pelo primeiro portão de pontuação em primeiro lugar e conseguiu mais 3,5 pontos. O veleiro que já vinha na liderança ampliou a vantagem para 18,5 pontos na classificação. O Brasil 1 tem o segundo lugar (12,5) ameaçado com a aproximação do ABN Amro 2 do portão.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure