Lançamento da maquete do Brasil 1 com a participação de integrantes da tripulação do veleiro (foto: Marco Yamin)
O primeiro barco brasileiro a disputar a Volvo Ocean Race já está na fase final de construção. O convés e o casco do Brasil 1 foram unidos e o V70 já está pronto para ser pintado. A construção começou em setembro passado.
Os V70 representam a elite da tecnologia mundial na construção de veleiros, que visa o equilíbrio entre a velocidade e resistência. Por motivos de segurança, todos os barcos têm que seguir algumas regras para não ficaram muito velozes. A casca do veleiro é inteira em fibra de carbono e o recheio é em formato de colméia, chamado nomex.
A técnica de construção em fibra de carbono e todos os materiais usados são novos no Brasil. Além disso, grande parte do que está sendo usado nesse processo é de alta tecnologia e importado, explicou o coordenador técnico do projeto Horácio Carabelli.
O design do Brasil 1 foi lançado na abertura do Rio Boat Show, com uma maquete de mais de 2 metros de altura, e é assinado pela GadDesign. O azul predominante com o losango amarelo ilustra as cores e símbolos brasileiros, que irão dar a volta ao mundo em nove meses de prova.
Equipamentos – O próximo passo é a instalação dos equipamentos internos. Vamos começar agora a montagem dos equipamentos que vão nos acompanhar por toda a regata. Uma série de técnicos irá ao estaleiro de Indaiatuba para instalar motor, gerador, dessalinizador, entre outros equipamentos, diz Alan Adler, diretor do projeto, que tem um campeonato mundial da classe Star no currículo.
Entre esses equipamentos está o sistema hidráulico da quilha basculante, a maior inovação tecnológica dos veleiros para essa regata. É a parte mais sensível do barco, comenta Adler.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 3, 2005