O Brasil 1 já pintado no estaleiro de Indaiatuba (foto: Horácio Carabelli)
O veleiro Brasil 1 está dentro das previsões de peso estipuladas por seus projetistas. Já em fase final de construção, o barco foi pesado nesta semana junto com todas as peças que ainda não foram instaladas.
O peso do barco é fundamental para o desempenho, dizem os construtores. Peso é um dos aspectos mais importantes da construção de um barco de competição como o Brasil 1. Quanto mais leve for a estrutura, mais peso poderemos colocar no bulbo da quilha. O Brasil 1 pode ficar mais rápido se fizermos um bulbo mais pesado, disse o diretor do projeto, Alan Adler.
O bulbo da quilha é a peça responsável pelo contrapeso do barco, fica submerso e garante a estabilidade da navegação. Conseguimos incrementar o peso do bulbo em 3,2%, com ele mais pesado poderemos ter maior potência das velas, ganhando velocidade final, explicou o diretor técnico do Brasil 1 Horácio Carabelli.
A equipe de construção não mediu esforços para diminuir o peso do barco. Todas as peças que poderiam ser trocadas por exemplares de fibra de carbono foram substituídas e o interior do veleiro não será pintado. Na semana passada, o casco do Brasil 1 recebeu as cores que irão representar o país na maior regata do mundo, a Volvo Ocean Race, que começa no início de novembro, na Espanha.
O barco irá partir para o Rio de Janeiro no dia 9 de junho, para receber o mastro e a quilha, além de ser batizado, dia 21.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 1, 2005