Webventure

Brasil 1 passa no teste de inversão


Brasil 1 sendo capotado (foto: Divulgação/ ZDL)

O Brasil 1 passou por testes para ser aprovado como um veleiro apto a disputar a Volvo Ocean Race. O primeiro veleiro a representar o Brasil na competição foi aprovado no teste de inversão e de peso. “O Brasil 1 foi aprovado. Ainda existem alguns detalhes a serem resolvidos, mas a equipe fez um grande trabalho e construiu um ótimo barco”, disse Nick Nicholson, norte-americano que veio para o Rio de Janeiro representar a organização da prova.

No teste de inversão o veleiro é colocado de ponta cabeça e tem que voltar ao normal sozinho, pelo contrapeso da quilha. O processo durou cerca de 15 minutos, e o veleiro ficou apenas 30 segundos emborcado. O comandante Torben Grael, Kiko Pelicano, André Fonseca e o neozalandês Andy Meiklejohn acompanharam o teste de dentro do Brasil 1. “É bom ver que as coisas funcionam direitinho de cabeça para baixo”, disse Grael. “Para quem olhou de fora, foi tudo muito rápido, mas para nós que estávamos dentro foi demorado”, completou.

O Brasil 1 também foi pesado, comprovando as expectativas otimistas da equipe de construção. “Já tínhamos calculado o peso teórico e bateu com o peso real. Com isso, poderemos colocar mais peso no bulbo da quilha, como era o esperado”, disse o coordenador da construção Horácio Carabelli. Mais peso no bulbo garante maior velocidade ao veleiro.

Susto – Na manobra de inversão, tudo corria bem até a tripulação que estava na cabine do Brasil 1 tomar um susto. A gaiuta, entrada da escotinha, se soltou e a água começou a entrar no veleiro. “Como ela ainda não foi fixada definitivamente, estava um pouco solta. Com a pressão, cedeu. Entrou um pouco de água, mas isso é normal”, explicou o comandante.

Outro veleiro brasileiro que passou pelo teste recentemente foi o Galileo, só que na França. O primeiro Open 60 construído no Brasil também foi aprovado na associação da classe e está apto a competir. A primeira competição do Galileo será a Fastnet, que larga no dia 7 de agosto. O comandante Walter Antunes está tentando um amistoso até o fim do mês com o veleiro Proform, da mesma classe.

Este texto foi escrito por: Webventure