Brasil 1 foi o quarto colocado em Baltimore (foto: Divulgação/ ZDL)
O Brasil 1 conseguiu ultrapassar o Ericsson e chegou na quarta colocação em Baltimore, nos Estados Unidos. O veleiro brasileiro travou uma batalha durante a noite com os suecos, conseguiu se aproximar do adversário na Baía de Chesepeak, marcou cada manobra e conseguiu a ultrapassagem.
Torben Grael é especialista nesse tipo de marcação e usou seus conhecimentos de tático de Americas Cup para conseguir se recuperar na quinta perna. O site oficial da prova informou que o Ericsson ficou preso em uma região sem ventos, o que facilitou o trabalho dos brasileiros.
O Brasil 1 cruzou a linha de chegada às 10h21min25 de hoje (horário de Brasília), apenas 12 minutos na frente do Ericsson. Com o quarto lugar, a equipe brasileira se mantém em quinto na classificação geral da Volvo, sobe para 34 pontos contra 28.5 do Ericsson, em sexto. Por outro lado, o Brasil 1 ainda está cinco pontos atrás dos Piratas do Caribe.
Retrospectiva – O Brasil 1 teve problemas na largada da quinta perna, no Rio de Janeiro. Queimou a partida e teve que re-largar. Ao longo da etapa, enquanto os ventos permaneciam mais fracos, o barco brasileiro chegou a ficar na terceira colocação, mas foi ultrapassado pelo Piratas do Caribe e pelo Ericsson. Somente na última noite a tripulação conseguiu se recuperar e terminar em quarto.
Este texto foi escrito por: Webventure