Para Scheidt Brasil 1 é o maior fenômeno da vela nacional (foto: Divulgação/ VOR)
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – A participação brasileira na Volvo Ocean Race representa mais para a vela nacional do que as medalhas olímpicas que o país conseguiu no esporte, segundo Robert Scheidt. A importância do Brasil 1 nessa competição superou os momentos das medalhas olímpicas, disse Scheidt, dono de duas medalhas de ouro nos jogos de Sidney e Atenas.
A vela é o esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o país. Só Torben Grael, comandante do Brasil 1, tem cinco. A declaração de Robert Scheidt aconteceu em uma entrevista coletiva neste sábado, que também reuniu os diretores do Brasil 1, Alan Adler e Enio Ribeiro, e o Glenn Bourke, diretor da Volvo Ocean Race.
Scheidt afirmou que Bourke foi uma de suas inspirações quando começou na Laser. Por sua vez, o diretor da Volvo também teceu elogios ao velejador brasileiro e porta-voz da prova no Brasil. Terminei a carreira exatamente quando o Scheidt começou, o que foi uma jogada muito boa para mim, brincou.
Avaliação – Glenn Bourke falou pela primeira vez desde que a Volvo chegou no Brasil, na véspera da largada para a próxima perna. Ele aproveitou o encontro para fazer uma avaliação da prova até agora. Mesmo com dois terços do percurso já completos, ainda não chegamos na metade dos pontos a serem conquistados. Ainda terão muitas disputas pela frente, comentou.
Perguntado sobre a segurança sobre dos VO70, a novidade desta edição da prova, Bourke foi enfático. Não se pode confundir segurança com durabilidade. Esses barcos são os mais seguros veleiros de oceano do mundo. Porém, eu não posso garantir a durabilidade dos barcos. Isso é com as equipes. Nas próximas gerações a segurança vai continuar igual e estou certo que a durabilidade desses veleiros vai aumentar, afirmou.
Mas não é por isso que os desafios vão ficar mais extremos, segundo eles. É impossível, pela velocidade desses veleiros, permitirmos que eles passem pelas latitudes ao sul do planeta, na região dos icebergs. Um pequeno pedaço de gelo consegue facilmente afundar um VO70 a 30 nós de velocidade, explicou.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa