Nelson Ilha em Sanxenxo (foto: Divulgação/ ZDL)
A tripulação do Brasil 1 tem o reforço de especialistas em regras e táticas nos últimos dias antes do início da Volvo Ocean Race. Os juízes brasileiros Nelson Ilha e Peter Simsem, junto com o técnico português Rui Brites estão dando orientações e tirando algumas dúvidas dos velejadores que começam no próximo dia 5 a mais tradicional regata de volta ao mundo.
Ilha é Juiz internacional da ISAF e está ajudando brasileiros e estrangeiros da tripulação em todos os detalhes do regulamento da prova, para prevenir imprevistos por falta de informação. Ao lado do carioca Peter Simsem, o árbitro está prestando consultoria para a equipe.
Ter dúvida a respeito das regras é normal. Estou aqui para ajudar no contato com os juízes. Durante a regata seremos responsáveis por todo o tipo de comunicação com a diretoria de regata e protestos. Portanto, se chegar ao final da prova sem ter sido acionado, significa que meu trabalho foi bem feito, disse Ilha.
Apoio tático – Rui Brites é responsável pela dupla que lidera o ranking mundial da classe 470 e viajou para a Espanha para melhorar a performance dos tripulantes do Brasil 1. É importante que alguém de fora analise nossas velejadas e aponte o que pode ser melhorado. Quando estamos em ação, às vezes alguns detalhes que podem melhorar o desempenho passam despercebidos, comentou o comandante Torben Grael.
Brites filma as velejadas da tripulação e comenta com cada velejador o que pode sair melhor. Assistindo aos filmes, analisamos o que cada um está fazendo e como está fazendo. Com essas observações, podemos melhorar muito o trabalho a bordo. É uma experiência diferente trabalhar em um barco tão grande com uma tripulação de tantas pessoas, mas tem sido muito gratificante, comentou o técnico português, que treinou a equipe de seu país para as Olimpíadas de Atlanta-1996 e Sydney-2000.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 3, 2005