Foto: Pixabay

Brasil 1 terá velejadora australiana

Redação Webventure/ Vela

A navegadora Adrienne  do Brasil 1 (foto: Divulgação)
A navegadora Adrienne do Brasil 1 (foto: Divulgação)

A equipe do Brasil 1 irá levar a única velejadora da Volvo Ocean Race. Adrienne Cahalan, australiana de 40 anos, será a navegadora do primeiro veleiro brasileiro a competir na Volvo. Ela será a responsável pelo roteiro durante os oito meses de prova.

Adrienne já foi indicada quatro vezes para o prêmio da Federação Internacional de Vela (ISAF) e é considerada uma das melhores do mundo na posição. Navegou para o Cheyenne, barco que quebrou o recorde de velocidade em volta ao mundo em 2004. Ela já participou de cinco campanhas na Whitbread, originária da Volvo Ocean Race.

No início da seleção, o comandante Torben Grael disse que essa é uma das posições mais importantes do veleiro. Além da experiência na vela, a australiana é mestre em Meteorologia, mas sua formação é em Advocacia. “Percebi que tanto o direito quanto a vela exigem dedicação em tempo integral. Tive de fazer uma escolha e passei a me dedicar ao esporte, deixando o direito em segundo plano”, disse.

Técnica – Para ela, a função de navegadora não é difícil, mas tem seus segredos. “o ‘feeling’ de prever o tempo é fundamental. É importante saber navegar do jeito antigo, descobrir onde você está e qual a rota mais segura usando instrumentos tradicionais. E também não dá para ser um navegador se você não souber velejar ou não conseguir se comunicar”, afirmou. Não é por menos que a velejadora está correndo para aprender português desde que chegou aqui, há dez dias.

Para ela, viver profissionalmente de vela é mais difícil para as mulheres. “As incertezas de onde você vai encontrar seu próximo trabalho, viajar muito e passar tempo demais fora de casa é difícil tanto para homens, quanto para mulheres. Mas é mais difícil sobreviver da vela se você for mulher porque, como não somos tão fortes quanto os homens, existem menos posições nos barcos que podemos ocupar”, avalia.

O Brasil 1 está terminando de ser construído na Marina da Glória, Rio de Janeiro. O primeiro treino com a tripulação toda está marcado para segunda-feira (4/07). A Volvo Ocean Race começa no dia 5 de novembro, em Sanxenxo, na Espanha. A primeira perna sai de Vigo, no dia 12 do mesmo mês.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 3, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure