Webventure

Brasil 1 termina a primeira viagem e chega em Cascais, Portugal


Brasil 1 ainda no caminho de Portugal (foto: Divulgação/ ZDL)

Após 19 dias viajando pelo Oceano Atlântico, o Brasil 1 completou a primeira travessia e chegou hoje perto das 19 horas (de Brasília) em Cascais, cidade próxima a Lisboa, em Portugal. A viagem serviu como o primeiro teste do veleiro e também para a tripulação cumprir as duas mil milhas impostas pela organização da Volvo Ocean Race como classificação para a prova.

“O Brasil 1 se portou valentemente nas condições difíceis. Foram pouquíssimos problemas e todos sem gravidade, apesar do susto da baleia. A lista de tarefas a serem efetuadas no barco, é lógico, cresceu assustadoramente”, avaliou o comandante Torben Grael.

“A única coisa a lamentar foi a contusão do Joca, que, apesar do problema, se comportou de maneira exemplar, sem se queixar e sempre com bom humor”, contou Grael, sobre o único incidente da travessia, quando o veleiro se chocou com uma baleia a 14 nós de velocidade. João Signorini caiu na cabine e feriu as costelas, mas felizmente sem gravidade.

Mudança – A equipe de terra já fez a troca da base do Brasil 1 do Rio de Janeiro para Cascais, onde será a sede da tripulação até a largada da Volvo Ocean Race em novembro. O Brasil 1 retorna para o Rio de Janeiro no meio de março de 2006, em uma das paradas da prova. Haverá uma regata interna, onde o público vai poder ver de perto o desempenho das equipes, marcada para o dia 25. No dia 2 de abril os veleiros deixam o Rio e partem para os Estados Unidos.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure