Brasil 1 lidera a oitava perna na aproximação de Roterdã (foto: Divulgação/ VOR)
Os tripulantes do Brasil 1 escolheram a melhor rota na noite de ontem e segundo o boletim das 7 horas da manhã (no horário de Brasília) o veleiro estava liderando a oitava perna da Volvo Ocean Race. O barco brasileiro tem uma milha náutica (1,85 km) de vantagem para o Ericsson e quatro para o ABN Amro 1, campeão antecipado desta edição da regata.
Os três veleiros formam o primeiro pelotão e estão a 170 milhas de Roterdã, na Holanda. O quarto colocado, os Piratas do Caribe, tem 105 milhas de diferença para o Brasil 1. O Brunel está em quinto e o ABN Amro 2 em último.
A perna, marcada pelos ventos fracos, o menor deslocamento em 24 horas da história da regata e por racionamento de comida, pode ter rajadas mais fortes no final. A previsão é que os veleiros cheguem ao destino com 15 nós de vento (27 km/h).
Longa viagem – O comandante do Ericsson, Neal McDonald, já mostra sinais de cansaço por causa do longo período da perna, prevista para durar cinco dias. Quando olho para trás, lembrando dos últimos dias, fico cansado, mas feliz com o nosso desempenho. Não consigo lembrar do número de mudanças de posições desde o início. Ficamos com pelo menos um barco a vista todo o tempo, o que torna a competição mais intensa. Com tantas opções táticas e essa falta de vento, a perna não teve nenhum tempo para descanso, contou o comandante.
Este texto foi escrito por: Webventure