Webventure

Brasil conhece seus primeiros representantes da vela para o Pan de Guadalajara; disputas continuam nesta semana


Matheus representará o Brasil na Sunfish (foto: Divulgação/ Fred Hoffmann)

No último domingo (19), o Brasil conheceu seus primeiros quatro representantes da vela nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que acontecem em outubro. Após cinco dias de seletivas na Semana Brasileira de Vela, as classes Hobie Cat 16, Lightning, Snipe e Sunfish fizeram suas últimas regatas com os ventos entre 10 e 15 nós na praia de Jurerê, em Florianópolis (SC).

Na equilibrada classe Sunfish, o jovem de apenas 22 anos Matheus Dellagnelo acabou com o melhor resultado na somatória de pontos após 11 regatas realizadas. “Sonho parcialmente realizado. Metade era conquistar a vaga, agora é buscar uma medalha. Vou treinar bastante de Sunfish aqui em Florianópolis. Tenho pouca experiência na classe, mas quero chegar da melhor forma possível ao Pan”, disse o velejador

Já na Hobie Cat 16, os experientes Bernardo Ardnt e Bruno Oliveira terão mais uma chance de representar o Brasil no Pan. Isso porque, em 2007, a dupla foi eliminada após um protesto dos outros competidores sobre uma suposta irregularidade no barco brasileiro, sendo que os velejadores nacionais lideravam com facilidade na classe.

“Eu encaro as coisas, depois do último Pan, de uma maneira mais leve, apesar de toda injustiça. Não vou mais me estressar e arrancar os cabelos por causa disso. Vou para o Pan sem compromisso, sem pressão. Não quero papo com esse pessoal oportunista que tirou a nossa medalha”, afirmou Ardnt.

Além da Sunfish e Hobie Cat 16, as classes Lighting e Snipe também têm seus representantes definidos. Na primeira, a tripulação de Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Batista volta ao Pan com esperança de um resultado melhor do que na edição passada, quando ficaram com o bronze. Já a dupla carioca Alexandre Tinoco/ Gabriel Borges tentará sua primeira conquista da prova internacional na Snipe.

Disputas continuam – Até o próximo domingo (27), mais quatro representantes nacionais do Pan do México serão definidos. Nesta terça (22), começam as seletivas das classes RS:X (masculino e feminino) e Laser (masculino e feminino).

Entre os favoritos para as vagas da Laser estão Bruno Fontes, entre os homens, e Adriana Kostiw e Odile Ginaid, entre as mulheres. “Fiz a seletiva da Sunfish na primeira semana como treino, mas agora a competição é pra valer. Estou confiante”, disse Fontes.

Além das provas classificatórias para o Pan, a Semana de Vela contará também com disputas nas classes 49er (masculino), 470 (masculino e feminino), Finn (masculino) e Star (masculino), esta última com grande destaque já que contará com nomes como os bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira e os atuais líderes do ranking mundial da classe, Robert Scheidt e Bruno Prada.

“Aqui em Florianópolis, acredito que o duelo será acirrado entre a nossa dupla e a do Torben. Vão ser regatas bastante disputadas desde o início da velejada. É uma dupla muito experiente e difícil de ser batida, mas a gente está em um bom momento”, disse Scheidt.

Este texto foi escrito por: Webventure