Foto: Pixabay

Brasil conquista pan-americano de canoagem velocidade no Rio de Janeiro

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Brasil comemora título no RJ (foto: Divulgação/ CBCa)
Brasil comemora título no RJ (foto: Divulgação/ CBCa)

O Brasil conquistou na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, neste domingo (5) o inédito título de Campeão Pan-americano de Canoagem Velocidade, ao conquistar cinco medalhas de outro em provas de 200 metros, e deixar a então líder, Argentina, para trás.

Edson Silva foi um dos destaques, ao conquistar três ouros para a equipe, nas provas de K1, K2 e K4 Masculino. “Todos nós voltaremos para casa com a cabeça erguida, sabendo que somos os melhores de todo o continente americano. Esse é um título que todos nós conquistamos juntos”, comemorou o atleta de 27 anos, que agora espera conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O esforço pelo título foi maior porque o Brasil iniciou o dia na 3ª colocação, com sete ouros, e a equipe se empenhou em vencer a Argentina, que liderava com dez ouros, e que não conquistou nenhuma primeira colocação no último dia de prova.

“Depois de um início titubeante na sexta-feira, quando os argentinos dispararam na frente até mesmo dos canadenses, favoritos ao título, o Brasil mostrou muito equilíbrio técnico e psicológico para correr atrás dos resultados e sagrar-se campeão nas provas de 500 e 200 metros”, analisou Álvaro Koslowisky, técnico da modalidade de caiaque da seleção brasileira de canoagem.

Além das provas de K1, K2 e K4 Masculino, o Brasil também garantiu o primeiro lugar no K4 Feminino e no C1 Masculino com o atleta Nivalter Santos. “Se tivéssemos mais apoio, melhores locais de treinamento e mais divulgação, com certeza seriamos ainda melhores e conquistaríamos muitos outros bons resultados como este”, disse Nivalter, que recentemente bateu outro recorde inédito para a canoagem brasileira ao conquistar a medalha de ouro no C1 200m numa das etapas da Copa do Mundo de Canoagem.

Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, afirmou que a experiência e o título irão agregar demais ao desenvolvimento do esporte. “Agora, iremos seguir concentrados em nossos centros de treinamentos em Caxias do Sul-RS e São Vicente-SP para estarmos ainda mais preparados para a Copa do Mundo de Canoagem Velocidade que acontece em agosto no Canadá”, contou.

O Brasil terminou a competição em primeiro lugar com 1177 pontos, seguidos pelo México, com 885 pontos, e Canadá, com 792. A Argentina terminou na quarta colocação com 733.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 6, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure