A Brasil Cycle Fair 2017 chegou ao fim. Foram três dias intensos com lançamentos das principais marcas do mercado, competições de mountain bike e BMX, test rides de cerca de 1.000 bicicletas e diversas atividades para toda a família, no São Paulo Expo. Com mais de 70.000 m², 300 marcas expositoras e ações específicas para B2B e B2C, a feira entregou muito entretenimento e negócios para os quase 16 mil participantes, entre lojistas, distribuidores, fabricantes, profissionais do setor, atletas e amantes da bike.
Tanto o público visitante quanto expositores se mostraram satisfeitos com o novo formato da feira, repleta de atividades outdoor. A aproximação do público com o universo ciclístico e a possibilidade de ver de perto e até testar algumas das principais novidades do mercado foram o ponto alto. Ao todo, durante os três dias de evento, foram registrados mais de 1800 testes de bicicletas, de diversos modelos, levando muita experiência para os consumidores. Os admiradores puderam pedalar pela pista urbana e também pela de mountain bike, realizada na área do Jardim Botânico, e tiveram que mostrar toda sua habilidade sobre duas rodas.
“A Brasil Cycle Fair deste ano conseguiu trazer um público extremamente qualificado. De todos os eventos que já participei, é a primeira feira que eu vejo no Brasil que consegue conciliar de uma maneira harmônica os dois públicos, tanto o consumidor quanto os profissionais, e de um jeito muito assertivo”, comentou Giuliano Bertazzolo, coordenador de marketing da Thule.
Participe do Circuito Rios e Ruas Caixa 2017 – Etapa Parque Ecológico do Tiete!
A marca brasileira Audax, que patrocina importantes atletas do universo da bike, também saiu satisfeita com a participação tanto na área interna quanto externa.
“Estamos muito felizes em participar da Brasil Cycle Fair. Este é nosso primeiro ano e a marca Audax é nova também, possui apenas um ano e meio. Uma feira como esta é muito importante, porque junta o setor e os lojistas pelo Brasil. O público final, usuário da bicicleta, também é importante para nós, pois eles fazem o nome da marca. Ter a oportunidade de testar a bike, faz com que eles vejam a qualidade dos produtos”, explica Túlio Bezerra, superintendente da Audax.
A opinião deles é compartilhada pelos visitantes, que aproveitaram o final de semana para visitar o evento com amigos e família. “Vim à feira especialmente para conhecer as novidades e ver de perto algumas coisas que já conhecia pela internet. Ter esta parte externa e poder testar os produtos foi um grande acerto, porque conseguimos ver mais das bikes, das roupas e dos acessórios, que são coisas que nem sempre conseguimos nas lojas. Fora que acompanhar o festival como um todo com a namorada e os amigos foi muito legal”, comentou Gabriel Alves, de 26 anos, que saiu de Bragança Paulista-SP.
Negócios
Além da exposição dos produtos e da possibilidade de testes de centenas de bicicletas, um dos objetivos da Brasil Cycle Fair foi estimular o mercado nacional. Lançamentos de produtos, apresentação de novas linhas e coleções de roupas e bicicletas e até o lançamento de marcas dentro do mercado brasileiro tiveram espaço de destaque na edição 2017 do evento. Foi o caso da marca francesa Tropix, que chega agora ao mercado nacional e aproveitou a feira realizada no São Paulo Expo para apresentar as bicicletas da marca ao público brasileiro.
“Ficamos muito satisfeitos com a nossa participação na feira. Conseguimos atingir todas as nossas metas de lançamento, além de ter o reconhecimento do público. Mas o mais importante foi a interação com as pessoas: nossas bikes tiveram uma ótima aceitação, nossos designs e as opções de cores”, explicou Guilherme Santos, CEO da Tropix.
Atividades para a família
É claro que os negócios são parte importante de qualquer mercado, mas todo segmento precisa de uma série de ações para estimulá-los. Compreendendo esta situação, a Brasil Cycle Fair 2017 contou com uma série de atividades que dialogam diretamente com o universo da bicicleta.
A interação com o público pode ser vivenciada em diversos pontos na área externa do evento. Além das quase 1.000 bicicletas disponíveis para teste, tanta em trilhas de mountain bike quanto no asfalto, teve as arenas Kids, Cultural, Handmade, Bike Ajuda (em parceria com a Escola Park Tool), das ações no palco como o Cycle Talks e a escolha do Bicycle Mayor de São Paulo-SP, além do Desafio Slow Rider disponíveis para o público final. Os profissionais do setor puderam participar da Sessão de Negócios e do Giro de Ideias, ações em parceria com o Sebrae-SP e do Tech Cycle Challenge.