Webventure

Brasil deve herdar uma vaga para as Olimpíadas

Depois de muitos tropeços nas competições internacionais, o Brasil está muito perto da vaga olímpica. A boa notícia foi divulgada hoje pela União Internacional dos Ciclistas, que exibe no site oficial (www.uci.ch) um ranking dos melhores países no masculino e no feminino. Entre os homens, o Brasil está fora dos 22 melhores, que têm a vaga garantida. Mas aparece com uma vaga ‘herdada’ do Pan-Americano da Colômbia.

No Pan, exclusivo de mountain bike, realizado em junho, o colombiano Diego Gravito e o canadense Chris Shepard garantiram a vaga para seus países. Mas como o Canadá já estaria classificado pelo ranking mundial, sobra uma vaga que está sendo disputada entre Brasil, Costa Rica e México, como informa a Confederação Brasileira.

Os dois últimos países estão garantidos entre os 22 melhores do mundo, principalmente com a boa colocação do costa-riquenho Andres Brenes, 43º no Mundial. Assim, o Brasil leva vantagem na briga pela vaga continental.

O herdeiro – O melhor atleta brasileiro no ranking, Márcio Ravelli, que já esteve nos Jogos de Atlanta/96, seria o herdeiro natural da vaga. Com o 65º lugar no Mundial, ele ainda luta para que o Brasil, atualmente na 25ª colocação, se inclua na lista dos 22.

A decisão só sairá no dia 31 de dezembro, quando o ranking de 99 será encerrado. Entretanto, não há mais competições no calendário da UCI que contem pontos para a listagem. Se tudo continuar assim, o Brasil pode começar a fazer as malas…

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira