Webventure

Brasil é 4º no ranking mundial de animais em extinção

Um estudo divulgado pela ONG IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) aponta que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países com o maior número de animais ameaçados de extinção, com 282 espécies em risco. Só perde para os Estados Unidos (859), Austrália (527) e Indonésia (411). No total, a Lista Vermelha produzida pela IUCN tem 12.259 entradas de animais em risco de extinção.

Segundo a ONG, desde o ano 1.500, 762 tipos de plantas e animais desapareceram; outros 58 só sobrevivem em cultivo planejado ou em cativeiro.

Em relação às plantas ameaçadas de extinção, o Brasil também está em quarto lugar, com 381 espécies em perigo, depois de Equador (975), Malásia (683) e Indonésia (383).

A Lista Vermelha classifica os animais e plantas ameaçados de extinção em categorias: as com extremo risco de extinção, alto risco e vulneráveis são incluídas no número total de “ameaçados de extinção”. Há também outras categorias, como “quase ameaçado” ou “de pouca preocupação”.

A IUCN disse que animais e plantas estão desaparecendo por causa dos efeitos da chegada de espécies estranhas ao ambiente. Mais informações no site www.iucnredlist.org (em inglês).

Este texto foi escrito por: Webventure