Alaya Bozo DÁgua é bicampeã Mundial de Rafting (foto: Divulgação)
Em uma disputa emocionante, os brasileiros da equipe Alaya Bozo DÁgua conquistaram a primeira colocação no Mundial de Rafting, disputado na Bósnia e Herzegovina, e colocaram o nome no país na história do esporte, ao vencerem, pela segunda vez consecutiva, o Mundial.
A equipe liderava a competição e o título veio após a prova de slalom, disputada no rio Vrbas, na cidade de Bangaluka. Mesmo perdendo para os japoneses e ficando com a sexta colocação, os brasileiros asseguraram o título, por serem os mais regulares em todo o torneio.
A equipe ficou em primeiro lugar no Sprint, em quinto no Sprint Paralelo, segundo no Descenso e sexto no Slalom. Fora o Japão, as outras equipes não tiveram a mesma regularidade: a Hungria, por exemplo, venceu o Descenso, mas teve baixa colocação nas demais disciplinas. A grande surpresa do campeonato foram os ingleses, com um surpreendente e merecido terceiro lugar, disse Jean Claude Razel, chefe da equipe brasileira. Os japoneses ficaram com a segunda colocação geral.
Felizmente com trabalho de preparação fisiológica e de nutrição de um lado, com suporte da Greco e Schutzer de São Carlos, e patrocínios da Prefeitura Municipal de Brotas e da Itaipu Binacional, com ajuda decisiva da CBCa, estes problemas foram superados. Na hora de embarcar para defender o título, a equipe estava muito mais forte do que em 2007. Na Bósnia, a pressão e a responsabilidade de campeões pesou bastante e o sabor da vitória é ainda mais precioso, destacou Jean Claude.
Em 2007, os atletas da Alaya Bozo DÁgua conquistaram o primeiro título Mundial da modalidade, ao vencer o Mundial da Coréia do Sul. Na ocasião, os vice-campeões foram os atletas da República Tcheca e os terceiros colocados foram os japoneses.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 24, 2009