Webventure

Brasil é campeão mundial de latinhas recicladas

O Brasil foi confirmado, pela segunda vez consecutiva, como o país que mais recicla latas entre aqueles onde a atividade não é obrigatória por lei. Em 2002, 87% das latas foram recicladas. A confirmação foi dada pela divulgação oficial do índice japonês, feita pela Japan Aluminum Can Recycling Association, que ficou em 83,1%.

O índice brasileiro foi anunciado em abril deste ano pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e corresponde à reciclagem de 121,1 mil toneladas de latas de alumínio ou, aproximadamente, 9 bilhões de unidades. A reciclagem de alumínio no Brasil envolve perto de 2 mil empresas e movimenta R$ 850 milhões por ano.

Pela natureza – A atividade, além de beneficiar aproximadamente 150 mil pessoas que vivem da coleta de latas, contribui para a preservação do meio ambiente (além de reduzir a extração de bauxita, a reciclagem poupa espaço nos aterros sanitários), e a economia de energia elétrica, que chega a 95% no processo produtivo. Em 2002, a reciclagem de latas de alumínio proporcionou a economia de cerca de 1.700 GWh/ano, o que corresponde a 0,5% de toda a energia gerada no país.

No ranking dos maiores recicladores de latas de alumínio estão também os Estados Unidos, com índice de 53%, e a Europa, com média de 45%.

Este texto foi escrito por: Webventure