Brasil conquistou 27 ouros (foto: Divulgação/ Fabio Marcel)
A raia olímpica da USP, em São Paulo (SP), sediou no último fim de semana (30) o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade. O Brasil fez bonito, e terminou o torneio na primeira colocação no quadro geral de medalhas, seguido por Argentina e Chile.
Participaram da competição 184 atletas dos sete (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador e Venezuela) mais importantes países sul-americanos da Canoagem Velocidade. O nível técnico do evento esteve muito bom, pois reuniu a elite do esporte e consagrou os melhores canoístas, disse Christina Letino Vanicek, supervisora de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
O Brasil conquistou 27 medalhas de ouro, 23 de prata e duas de bronze. A Argentina volta para casa com 20 medalhas de ouro, nove de prata e 15 de bronze. Em terceiro ficou Chile, com dez medalhas de ouro, 15 de prata e oito de bronze.
A realização de competições internacionais no Brasil é muito importante para qualquer esporte, pois traz ao país um nível técnico de competição muito maior do que geralmente encontramos em competições nacionais. Todos os canoístas brasileiros estão de parabéns pelos resultados e por levar a bandeira brasileira para o primeiro lugar no pódio, comemorou João Tomasini Schwertner, presidente da CBCa.
Evolução do esporte – O Brasil vem se destacando no cenário internacional da modalidade. No Sul-americano realizado em 2005, na Colômbia, o país conquistou apenas uma medalha (ouro no C1 1000m com Nivalter Santos) das 14 provas oficiais da categoria que participou. Em 2006, em Mar Del Plata, na Argentina, o Brasil trouxe para casa cinco ouros.
Na edição deste ano, o destaque fica também para Nivalter, que levou cinco medalhas de ouro. A evolução da canoa brasileira é nítida e mostra os resultados do nosso trabalho nesses últimos anos, comemorou Pedro Sena, técnico da seleção brasileira de canoa.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 1, 2008